Livro: Imprensa Oficial e Edusp lançam obra sobre estudo da iconografia no Brasil

Traz ainda mais de cem reproduções de mapas, aquarelas e gravuras, muitos dos quais inéditos

qua, 31/03/2004 - 11h14 | Do Portal do Governo

Uma Pequena Biblioteca Particular: Subsídios para o Estudo da Iconografia no Brasil, de Érico J.S. Stickel, uma co-edição Imprensa Oficial e Edusp, foi lançada na última segunda-feira, dia 29, na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional. Entre outras personalidades, compareceram o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira; o bibliófilo José Mindlin e sua esposa, Guita Mindlin; o presidente da Edusp, Plínio Martins Filho; o prefaciador da obra, Emanuel Araújo; e o professor Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial.

Hubert Alquéres lembrou que a empresa cumpre também esse papel de guardar a memória, recuperar e preservar as tradições e a cultura brasileira. E o deputado Arnaldo Madeira salientou que “esse é o tipo de parceria (com a Edusp e as universidades) que queremos ver a Imprensa Oficial fazendo.”

O livro é uma espécie de catálogo, embora Stickel prefira defini-lo como obra de referência. Em suas 736 páginas, organiza, classifica autores e obras (sempre com explicações do próprio Stickel) que retrataram o Brasil ao longo dos séculos, principalmente por meio de imagens. Traz ainda mais de cem reproduções de mapas, aquarelas e gravuras, muitos dos quais inéditos.

Érico Stickel, de 84 anos, é advogado, colecionador de arte brasileira e bibliófilo.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)