Livro: Editora Unicamp lança livros sobre a Região Metropolitana de Campinas

A obra, em dois volumes, apresenta um diagnóstico sobre os 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas

sex, 13/12/2002 - 18h54 | Do Portal do Governo

A Editora da Unicamp lança, na próxima quarta-feira, dia 18, o livro A Região Metropolitana de Campinas – Urbanização, economia, finanças e meio ambiente, coordenado pelos economistas Wilson Cano e Carlos A. Brandão. O lançamento acontece no Auditório do Instituto de Economia da Unicamp, às 17 horas.

A obra, em dois volumes, apresenta um diagnóstico sobre os 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Seus 22 artigos compreendem o diagnóstico socioeconômico de cada cidade, um documento que as agrega e trata a região como um todo e dois estudos especiais sobre a questão do saneamento e sobre as finanças públicas municipais.

Cada análise municipal apresenta os principais traços históricos locais e examina, centrado nas últimas duas décadas, o processo de urbanização, a demografia, a economia (produção e emprego), as finanças públicas e os principais problemas da infra-estrutura urbana, como educação, saúde, saneamento, habitação, cultura e lazer.

O espaço metropolitano da RMC, com alto grau de modernização, complexa estrutura produtiva e atividades setoriais interdependentes, apesar da riqueza concentrada em seu território, apresenta hoje problemas típicos das grandes metrópoles dos países periféricos. A pesquisa mostra que esses problemas, por sua escala e complexidade, só podem ser enfrentados de forma integrada e com co-responsabilização, pois não estão circunscritos a um único município e exigem intervenção contínua.

Este livro contribui para o levantamento e a discussão dos problemas da RMC e aponta algumas pistas para o debate público democrático acerca das possibilidades de desenvolvimento socioeconômico da região. Buscou-se mapear as principais potencialidades, carências, limites e desafios para a gestão metropolitana. A divulgação desta pesquisa proporciona importantes subsídios àqueles que se ocupam do estudo destes fatos, sejam instituições públicas ou privadas.

Wilson Cano foi economista da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal – Bnde), conselheiro da Fundap, da Seade a da Fapesp. É professor do Instituto de Economia da Unicamp, onde exerceu os cargos de coordenação e direção. Atualmente é diretor do Centro de Desenvolvimento Econômico do IE – Unicamp. Carlos A. Brandão é professor do IE – Unicamp e pesquisador do Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur) da mesma Universidade.