Literatura: Nova edição comemora centenário de ‘Os Sertões’

Imprensa Oficial de São Paulo, Ateliê Editorial e Arquivo do Estado publicam mais completa edição da obra-prima de Euclides da Cunha

sex, 08/03/2002 - 13h02 | Do Portal do Governo

No ano do centenário da primeira edição de “Os Sertões – Campanha de Canudos”, a Imprensa Oficial de São Paulo, o Ateliê Editorial e o Arquivo do Estado acabam de publicar a mais completa edição da obra-prima de Euclides da Cunha.

Coordenado pelo professor Leopoldo Bernucci, diretor do Departamento de Línguas Espanhola e Portuguesa e Literaturas Hispânica e Luso-Brasileira da Universidade do Texas – Austin, o trabalho foi baseado num exemplar da terceira edição, transcrito por Fernando Nery a partir do exemplar original (perdido) corrigido por Euclides.

A nova edição, comentada, facilita a compreensão do texto e do contexto em que estão inseridos os fatos relacionados ao massacre da população do arraial de Canudos, no sertão da Bahia, pelo exército brasileiro, nos últimos anos do século XIX.

O livro traz uma cronologia dos fatos com correção de detalhes e informações que até então eram tomadas como verdadeiras. Ele inclui uma cronologia completa sobre a vida do autor ressaltando os pontos culminantes; uma rica seção iconográfica, de mais de 20 páginas, que mostra aspectos da vida de Euclides, do seu ambiente intelectual, das várias edições estrangeiras de ‘Os Sertões’, do meio militar e de Canudos e seus habitantes.

Traz ainda em suas 928 páginas um estudo inédito de Leopoldo Bernucci sobre as diferentes linguagens de “Os Sertões” e suas qualidades literárias. Trata-se da edição mais completa do livro de Euclides da Cunha

“Os Sertões de Euclides da Cunha. Edição, prefácio, cronologia e notas de Leopoldo M. Bernucci “
Co-edição: Ateliê Editorial/Imprensa Oficial/Arquivo do Estado
Número de Páginas: 928
Preço: R$ 64,00

A publicação está disponível na Livraria Virtual da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Leia também:

* Participe do concurso literário sobre o centenário da obra ‘Os Sertões’