Literatura: Nova edição comemora centenário de ‘Os Sertões’

Publicação é fruto da parceria da Imprensa Oficial de São Paulo, Ateliê Editorial e Arquivo do Estado

ter, 26/02/2002 - 14h36 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial de São Paulo, o Ateliê Editorial e o Arquivo do Estado publicam a mais completa edição de ‘Os Sertões’, obra-prima de Euclides da Cunha, publicada há um século. O trabalho faz parte das comemorações do centenário da primeira edição de “Os Sertões – Campanha de Canudos”.

O trabalho é do professor Leopoldo Bernucci, diretor do Departamento de Línguas Espanhola e Portuguesa e Literaturas Hispânica e Luso-Brasileira da Universidade do Texas–Austin. Ele estará no Brasil entre 10 e 15 de março.

A organização do livro levou mais de três anos e a execução foi feita com base num exemplar da terceira edição, transcrito por Fernando Nery a partir do exemplar original (perdido) corrigido por Euclides.

A nova edição, comentada, facilita a compreensão do texto e do contexto em que estão inseridos os fatos relacionados ao massacre da população do arraial de Canudos, no sertão da Bahia, pelo exército brasileiro, nos últimos anos do século XIX.

A nova edição traz mais de três mil notas de roda-pé, voltadas para o esclarecimento das dificuldades de sintaxe, de vocabulário, de geografia e de história, incluindo a identificação de todas as pessoas e acidentes geográficos citados no texto de Euclides da Cunha. Além disso, há uma cronologia dos fatos com correção de detalhes e informações que até então eram tomadas como verdadeiras.

Título: “Os Sertões de Euclides da Cunha. Edição, prefácio, cronologia e notas de Leopoldo M. Bernucci “
Co-edição: Ateliê Editorial / Imprensa Oficial / Arquivo do Estado
Preço: R$ 64,00

O livro pode ser adquirido na livraria virtual da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br) ou pelo telefone 0800.123401

Sobre o autor

Leopoldo Bernucci, 49 anos, dirige o Departamento de Línguas Espanhola e Portuguesa e Literaturas Hispânica e Luso-Brasileira na Universidade do Texas – Austin. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, obteve o mestrado e doutorado na Universidade de Ann Arbor – Michigan. Já lecionou nas Universidades de Michigan, Yale e Colorado, onde nos últimos três anos também dirigiu o mesmo departamento. Anteriormente, publicou “Historia de Un Malentendido – Un Estudio Transtextual Sobre La Guerra do Fin do Mundo e Os Sertões” (Texas University) e “A Imitação dos Sentidos – Ensaios sobre Os Sertões” (Edusp).