Literatura: Imprensa Oficial tem 5 livros entre os finalistas do Prêmio Jabuti

Primeiros colocados serão conhecidos dia 31 de agosto

ter, 09/08/2005 - 10h53 | Do Portal do Governo

Mais uma vez, a Imprensa Oficial do Estado se destaca entre os finalistas e tem cinco indicações no 47º Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Os primeiros colocados serão conhecidos dia 31 de agosto.

O vencedor de cada categoria receberá R$ 1,5 mil. A entrega dos troféus acontecerá dia 20 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, disse que as indicações reforçam o trabalho da empresa e seus objetivos em editar obras de qualidade, conteúdo e preocupação social, resgatando valores e a memória cultural do País.

Coleção Terra Paulista: História, Arte e Costumes recebeu o primeiro lugar na indicação da categoria Projeto e Produção Editorial. O livro é uma parceria da Imprensa Oficial e Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem projeto editorial de Bia Costa e Kok Martins.

A coletânea é uma viagem interessante pelo passado com envolvimento no presente, destacando as várias transformações e características regionais sem perder a identidade cultural e o patrimônio de um povo. Nas três obras há um resgate da memória paulista e suas manifestações culturais, mudanças urbanísticas e hábitos.

Na mesma categoria, também foi incluído o livro Antonio Lizárraga: Quadrados em Quadrados, da Imprensa e Edusp, com projeto editorial de Ricardo Assis. O livro retrata uma experiência corajosa e criativa do artista plástico Antonio Lizárraga, que sofreu um acidente vascular cerebral e ficou com pernas e braços paralisados. Os obstáculos, que à primeira vista seriam intransponíveis, serviram de motivação para que ele descobrisse novos caminhos.

A Violência Silenciosa do Incesto, parceria da Imprensa Oficial com a Clínica Psicanalítica da Violência,obteve o segundo lugar na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise. O livro coordenado por Graça Pizá e Gabriella Ferrarese Barbosa ganhou matéria especial na revista Veja em seu lançamento e revela de forma corajosa como pais e educadores podem lidar com um problema grave e ajudar as crianças que sofrem esse tipo de violência.

Arquitetura do Café, edição da Imprensa e Edusp, foi escolhido na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes. O livro de André Munhoz de Argollo Ferrão O projeto deste livro surgiu a partir da defesa do doutorado do autor (FAU-USP, 1998). Do ponto de vista acadêmico, este livro é indicado para arquitetos e engenheiros civis, agrônomos ou agrícolas, e eventualmente a profissionais de outras áreas como turismo e meio ambiente, mas a intenção foi atingir o público em geral.

São Paulo Ensaios Entreveros, na categoria Ciências Humanas, edição da Imprensa Oficial e Edusp, reúne artigos de Aziz Nacib Ab´Sáber elaborados em diversas épocas e é ilustrado por fotos do arquivo do autor. Trata-se de um conjunto de trabalhos originalmente publicados em revistas, capítulos de livros e boletins internos de diversas instituições.

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo