Literatura: Imprensa Oficial do Estado promove 1ª Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto

Evento tem a parceria da Câmara Brasileira do Livro e Prefeitura Municipal

sex, 31/08/2001 - 10h10 | Do Portal do Governo

De 28 de setembro a 8 de outubro, a cidade paulista de Ribeirão Preto será a sede da 1ª Feira Nacional do Livro. A iniciativa é uma promoção da Imprensa Oficial do Estado, Câmara Brasileira do Livro e a Prefeitura Municipal. O evento acontecerá na esplanada do Theatro Pedro II, de 10 horas às 22 horas, com entrada franca. Estão sendo esperadas 100 mil pessoas.

Nos 60 estandes, estarão presentes as mais importantes editoras e redes de livrarias do País. O objetivo dos organizadores é popularizar a leitura. Haverá também uma intensa programação cultural paralela. As atividades acontecerão nos dois auditórios do Pedro II, nas Bibliotecas Altino Arantes e Padres Euclides, em auditórios e salas da Associação Comercial e Industrial (ACI), no Teatro Auxiliadora e no Sesc, todos localizados na região central do município.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), por exemplo, vai organizar um café literário chamado Salão de Idéias, que reunirá os principais nomes da literatura no Brasil (Lygia Fagundes Teles, Moacyr Scliar, Ignácio de Loyola Brandão, Thiago de Mello, Carlos Heitor Cony, entre outros).

No Sesc, acontecerá o Encontro Nacional de Escritores, com a participação de mais de 200 autores. Estão previstas ainda apresentações de grupos de Contadores de Histórias, exibição de filmes originados a partir de livros, pinturas, palestras, cursos, workshops para professores, entre outras atividades.

Haverá concertos da Orquestra Sinfônica Municipal e apresentações de peças de teatro ligadas à literatura com grandes nomes da dramaturgia nacional. A Prefeitura de Ribeirão programou a inauguração de uma biblioteca por dia e o anúncio de projetos para fortalecer o movimento cultural na cidade.