Literatura: Cepam lança livro sobre municípios paulistas

Livro será lança durante o 48º Congresso Estadual de Municípios realizado em Campos do Jordão

ter, 23/03/2004 - 19h36 | Do Portal do Governo

Na próxima quarta-feira, dia 24, em Campos do Jordão, durante o 48º Congresso Estadual de Municípios, o lançamento do livro ‘A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas’, que será distribuído para prefeitos e presidentes de Câmaras paulistas no estande do Cepam. O evento será no Arts & Convention Center, à Avenida Macedo Soares, 499 – Bairro Capivari.

A publicação faz um levantamento sobre a gênese dos topônimos de cada um dos 645 municípios de São Paulo. Organizada pelo jornalista Ênio Squeff, com consultoria em tupi-guarani de Helder Perri Ferreira, é resultado de uma ampla pesquisa realizada pela Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Municipal) e publicado em parceria com a Imprensa Oficial do Estado (IMESP).

Composto a partir das respostas dadas pelas próprias prefeituras das cidades, fundamentadas nas pesquisas desenvolvidas por seus autores em dezenas de dicionários, autoridades em línguas, moradores antigos e muitos documentos cobertos pelo pó dos arquivos, o livro resgata e mostra os significados dos nomes das cidades do estado de São Paulo.

É uma obra de mais de 300 páginas, com aproximadamente 120 ilustrações coloridas na qual, cada verbete, representando um município, apresentado em ordem alfabética, é devidamente esmiuçado tanto em sua origem meramente lingüística, quanto em seu desenvolvimento histórico.

O livro, que revela cerca de 10 mil palavras em tupi-guarani pode ser encontrado em diversas livrarias, no Cepam e no site da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br/livraria).

Da assessoria de imprensa da Secretaria do Planejamento
C.A.