Literatura: Autor esclarece construção de biografias na Bienal de Presidente Prudente

O lançamento será nesta quinta-feira, às 19 horas

qui, 31/10/2002 - 16h06 | Do Portal do Governo

Quais são os limites e dificuldades para atuação do biógrafo? Por que as biografias foram os livros mais vendidos na década de 90? O jornalista, professor e escritor Sergio Vilas Boas, autor de ‘Biografias & biógrafos – jornalismo sobre personagens’ ( Summus Editorial), responde a essas e outras perguntas nesta quinta-feira, dia 31, às 19 horas, no Salão de Idéias.

No livro, analisa a arte de escrever biografias, especialmente como fazem Fernando Morais; Chatô, Jorge Caldeira; Barão de Mauá, Ruy Castro; Garrincha. Ele avalia os recursos jornalísticos, históricos, sociológicos e psicológicos que esses escritores utilizam.

‘É impossível que as biografias sejam completas, dada a complexidade das facetas da vida’, afirma o escritor. Mesmo assim, diz que essas obras são importantes porque os estudiosos escolhem determinado enfoque, os abordam com clareza e não mentem nos relatos.

‘As boas biografias registram personagens com seus altos e baixos; vitórias e derrotas, assim como é a vida de qualquer pessoa comum’, analisa Vilas Boas.

A feira fica na Avenida Joaquim Constantino, 1.000, em Presidente Prudente. Funciona durante a semana da 9 às 22 horas e sábado e domingo, das 10 às 22 horas.

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial