Literatura: Alfredo Bosi é favorito à eleição na Academia Brasileira de Letras

Eleição será realizada hoje

qui, 20/03/2003 - 15h59 | Do Portal do Governo

O professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) Alfredo Bosi tem grandes chances de ser eleito nesta quinta-feira, dia 20, para ocupar a cadeira de número 12 da Academia Brasileira de Letras (ABL), cujo último dono foi o cardeal d. Lucas Moreira Neves, morto em setembro do ano passado.

Ensaísta e crítico literário, Bosi é considerado o favorito para a eleição, marcada para as 17 horas. Ele foi o primeiro a se candidatar ao posto e enfrentará a concorrência de mais três postulantes à vaga: o escritor e roteirista José Louzeiro, autor do romance ‘Pixote’, a escritora Laurita Mourão e a poeta Yeda Octaviano. O presidente da ABL, Alberto da Costa e Silva, apóia a candidatura de Bosi.

Além de uma carreira intelectual invejável e de ter demonstrado interesse em participar da vida da ABL, Bosi leva vantagem também por ser paulista, uma característica procurada ultimamente pelos imortais, que buscam mudar a imagem da Academia. Nos últimos tempos a maioria das nomeações para a instituição concentrou-se em personalidades cariocas.