Linha 5 do Metrô inicia operação em São Paulo

Cidade recebe mais 9,5 quilômetros de rede metroviária, com a ligação do bairro Capão Redondo ao Largo Treze de Maio

dom, 20/10/2002 - 14h43 | Do Portal do Governo

A população de São Paulo já pode usufruir de mais 9,5 quilômetros de rede de Metrô. Neste domingo, dia 20, foi entregue a Linha 5 (Lilás), que liga o bairro Capão Redondo, na periferia da Zona Sul, ao Largo Treze de Maio, em Santo Amaro. Neste domingo, os usuários puderam percorrer gratuitamente as seis novas estações para conhecer o trajeto.

A primeira operação foi prestigiada por centenas de pessoas. Dentre elas, o porteiro Severino Barbosa de Melo, de 57 anos. Ele declarou que passará a utilizar o Metrô diariamente para ir trabalhar. “Moro no Capão Redondo e trabalho em Santo Amaro. Levo perto de uma hora para fazer o trajeto todos os dias”, afirmou.

Cálculos da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos indicam que este mesmo percurso será feito em cerca de 15 minutos com o Metrô. Em média, o trabalhador irá ganhar cerca de 35 minutos por percurso, ou seja, mais de uma hora por dia. Em 25 dias úteis, ele vai ganhar 25 horas.

Para Severino de Melo, além de encurtar o tempo gasto em transporte, a viagem se tornará mais agradável. “O ônibus geralmente vai cheio, apertado e quente. É muita gente em pé”, disse, acrescentando que por ser uma conquista importante, a sociedade deve zelar pelo equipamento. Ele lembrou ainda que o preço de cada passagem de ônibus é R$ 1,40, enquanto no Metrô irá pagar R$ 1,25. “Vai mudar a vida de todos do Capão Redondo para melhor.”

Integração

A principal característica da Linha 5 é que pela primeira vez o Metrô está saindo de um bairro afastado vindo em direção ao Centro. Quem pegar o Metrô em Capão Redondo terá acesso às estações Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze.

Na estação Santo Amaro, o usuário poderá fazer conexão para a Linha C da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga Osasco a Jurubatuba. Nesta linha ferroviária, a população pode descer na Estação Cidade Universitária, onde ingressa nas Vans “Orcas” do Governo do Estado em destino à Estação Vila Madalena do Metrô, passando a ter acesso a toda a Avenida Paulista. Tudo isso utilizando apenas um bilhete.

Os novos usuários estão recebendo a possibilidade de se integrar aos 334 quilômetros existentes de linha férrea da Grande São Paulo, somando os 59 quilômetros de Metrô com os 275 da CPTM. Pelos trilhos, é possível chegar a 22 municípios da Região Metropolitana.

Operação Comercial

Nesta segunda-feira, dia 21, começa a operação comercial da Linha 5. Nos primeiros dias, os trens vão circular no horário das 10 às 15 horas. Depois, o horário será ampliado entre 9 e 16 horas e, em seguida, das 8 às 17 horas.

A previsão é a de que em 60 dias seja possível operar nos horários de pico da manhã e da tarde. As avaliações para aumentar o tempo de operação são feitas pela área técnica do Metrô, que analisa o funcionamento geral do sistema e a adaptação da população.

Ampliação da malha

A Linha 5 não irá parar no Largo Treze de Maio. As negociações entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão adiantadas para ampliá-la até a Estação Santa Cruz, na Linha Norte-Sul. Do bairro Capão Redondo até a Estação Santa Cruz, o usuário de ônibus leva, em média, uma hora e meia. Com o Metrô, o trajeto será feito em 32 minutos.

Também está previsto para o primeiro semestre do ano que vem o início das obras da Linha 4 do Metrô, que fará a integração entre as Linhas Norte-Sul, Leste-Oeste e a Linha que corta a Avenida Paulista. Outra prioridade é a ampliação desta Linha da Paulista até a Vila Prudente.

Rogério Vaquero