Linha 2 do Metrô terá mais duas estações

Alckmin anunciou a liberação de R$ 20 milhões para a realização do projeto executivo das estações Sacomã e Tamanduateí

seg, 29/08/2005 - 13h43 | Do Portal do Governo


A Linha 2 do Metrô (Verde – Vila Madalena/Ana Rosa), que está com as obras de expansão aceleradas para chegar ao bairro do Ipiranga em 2006, terá agora duas outras estações. O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, dia 29, a liberação de R$ 20 milhões para realização do projeto executivo para implantação das estações Sacomã e Tamanduateí. Também foi assinado um decreto determinando a área necessária para desapropriação.

A expectativa é a de que até o fim deste ano cerca de 40 desapropriações sejam feitas e todas as licenças ambientais estejam garantidas para que a obra possa começar. Alckmin lembrou que atualmente a Linha 2 pára na Estação Ana Rosa. “Em março do ano que vem serão inauguradas as estações Chácara Klabin e Imigrantes. Em seguida, no mês de setembro, será entregue a Estação Ipiranga. E também vamos iniciar em 2006 a construção das estações Sacomã e Tamanduateí”, assegurou.

A expansão da Linha 2 irá acrescentar mais 7 quilômetros de trilhos ao Metrô. Serão 3,5 quilômetros a mais, entre Ana Rosa e Ipiranga, e 3,5 quilômetros entre Ipiranga e Tamanduateí. “Nesta última estação, o Metrô irá interligar com a Linha D da CPTM para atender a população do ABC paulista. O número de usuários da Linha 2 aumentará de 280 mil passageiros/dia para cerca de 520 mil”, observou o governador.

Ele destacou que o Metrô tem hoje 60 quilômetros de extensão e com as novas estações passará a 67 quilômetros. “E também temos 270 quilômetros de trens de ferrovia. Então, na medida em que vamos integrando um com o outro, a rede supera os 330 quilômetros de trilho”, analisou.

O Metrô transporta atualmente 2,7 milhões de passageiros/dia e os trens da CPTM atendem cerca de 1,3 milhão de usuários diariamente. “Esse é o caminho: Transporte de qualidade e alta capacidade. Se todos resolverem andar de automóvel, a cidade enfarta”, observou Alckmin. Segundo ele, São Paulo é a cidade mais motorizada do mundo com 5,2 milhões de veículos. “Então, temos de dar à população a opção de ter um outro sistema que proporcione a mesma rapidez e eficiência no deslocamento.”

Integração com o ônibus

Alckmin lembrou que hoje o trem já está integrado com o Metrô, pois com o mesmo bilhete é possível andar pelas duas linhas férreas. “E o objetivo é integrar, até o fim deste ano, com o ônibus da prefeitura”, informou. O governador ressaltou ainda que todas as obras de transporte do Metrô e da CPTM estão sendo feitas com recursos do Tesouro Paulista. “Não tem até agora nenhum financiamento e nenhum recurso federal. Tudo está sendo feito com dinheiro de São Paulo”, disse.

Além da expansão da Linha 2, o Governo do Estado também está implantando a Linha 4 do Metrô, com 20 frentes de trabalho simultâneas. A Linha 4 começará no bairro da Luz, onde haverá integração com a Linha 1 (Norte/Sul); depois passará na República, onde integrará com a Linha 3 (Leste/Oeste); em seguida irá para a Avenida Paulista, integrando com a Linha 2; e cruzará o Rio Pinheiros, onde será interligada com o trem da CPTM. “Serão transportados 900 mil passageiros por dia nessa linha”, finalizou o governador.

Rogério Vaquero