Limeira ganha Centro de Ressocialização para presos

Unidade conta com parceria de organizações não-governamentais

ter, 16/10/2001 - 14h34 | Do Portal do Governo

Os Centros de Ressocialização são administrados em parceria com organizações não-governamentais

Dentro de uma semana o Centro de Ressocialização de Limeira começa a receber presos provisórios – aqueles que ainda não foram condenados pela Justiça e que tenham cometido delitos leves – e sentenciados. São 210 vagas a serem preenchidas, inicialmente, por presos do próprio município e região.

O programa de construção das novas unidades prisionais foi criado pelo Governo do Estado para manter o detento o mais próximo de sua família e da comunidade a que pertence, oferecendo oportunidades de trabalho e assistência educacional, jurídica, médica e religiosa.

O centro foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin, nesta terça-feira, dia 16, com as presenças do ministro da Justiça, José Gregori, e do secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa.

Os Centros de Ressocialização são administrados em parceria com organizações não-governamentais. O custo de cada unidade varia entre R$ 2,5 milhões e R$ 3 milhões construídos com verbas estaduais e federais.

Os detentos terão à disposição seis oficinas de trabalho e quatro salas de convivência para atividades educacionais e de assistência religiosa. Há também quadra poliesportiva, um pátio especial para visitas, cozinha industrial, refeitório, lavanderia, alojamentos e armários individuais.

Uma sala de audiência vai permitir interrogatórios de presos, agilizando a instrução criminal e economizando verbas. A realização de atos judiciais no próprio local, semelhante ao que ocorre nos Centros de Detenção Provisória (CDPs), evita fugas e libera policiais que fazem a escolta. “É um projeto ousado no aspecto físico e inovador na administração”, disse Furukawa, “É um local sem grades e com celas especiais para deficientes”.

O Governo do Estado também entregou 75 veículos de apoio: três para a unidade de Limeira (uma perua, uma ambulância, um carro para transporte de detentos) e o restante para as Coordenadorias Regionais da Secretaria (34 peruas, 20 carros para transporte de presos, 13 ambulâncias, três caminhões, dois carros de apoio).

Já foram entregues Centros de Ressocialização em Araçatuba, Avaré, Lins, Marília e Sumaré e outros quatro estão sendo construídos em Araraquara, Presidente Prudente, Mococa e Itapetininga.

Ainda nesta terça-feira, o Governo do Estado inaugura o Centro de Detenção Provisória de Piracicaba, com 768 vagas para presos que ainda aguardam julgamento. O CDP vai oferecer atendimento médico, odontológico e ambulatorial, parlatório, farmácia e sala de audiência para o Poder Judiciário.