Libras: Imprensa Oficial e Edusp lançam livros para deficientes auditivos

Enciclopédia completa terá 19 volumes

sáb, 06/11/2004 - 18h13 | Do Portal do Governo

Resultado de dez anos de trabalho, a Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira será lançada em 19 volumes. Os dois primeiros, numa parceria entre a Imprensa Oficial e a Editora da USP (Edusp), já estão disponíveis para os leitores. A obra, que recebeu o subtítulo de O Mundo do Surdo em Libras, é um importante instrumento de ensino para os portadores brasileiros dessa necessidade especial, estejam cursando o ensino fundamental ou o médio. Também oferece aos deficientes auditivos e seus educadores conteúdo rico e inédito.

A enciclopédia completa terá 19 volumes, o primeiro foi lançado em agosto e o segundo, em outubro, todos temáticos. A organização é feita por categorias semânticas, o que facilita a busca pela informação. “No caso do esporte, por exemplo, todos os termos relativos ao futebol estarão disponíveis”, informa Fernando Capovilla, professor do Instituto de Psicologia da USP e um dos organizadores do trabalho, ao lado de Walkiria Raphael, também psicóloga. Capovilla, que em 2001 lançou o premiado Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira (Libras), com 9,5 mil verbetes, há uma década dedica-se a essa obra.

Em CD-ROMs – “Teremos volumes dirigidos à medicina, saúde, política e cidadania”, antecipa. Segundo ele, num desses livros, por exemplo, o surdo terá a oportunidade de aprender sobre Monarquia, República, voto, eleições e outros temas. A obra foi idealizada a partir da linguagem brasileira para o universo dos deficientes auditivos. “No primeiro volume, exclusivo sobre educação, há uma sessão que ajuda a avaliar a competência de leitura de palavras para escolares surdos”, explica.

Esse conteúdo foi testado por um grupo de 1,5 mil deficientes auditivos, entre 6 e 45 anos. “O Brasil tem 5 milhões deles, em diferentes níveis de alfabetização”, afirma. Capovilla informa que, em breve, será lançado, todo o conjunto em CD-ROMs e que existe a expectativa de que os 19 volumes da estejam prontos no primeiro trimestre do ano que vem. “A grande novidade desse material é que será possível, mesmo para os surdos com tetraplegia, consultar a obra.” O sistema poderá ser acionado por meio de piscadas, que farão o papel do mouse do computador.