Lembo participa de abertura da Semana de Filosofia da Faculdade de São Bento

Cerimônia também marcou reinauguração do Teatro da Faculdade

seg, 25/10/2004 - 12h07 | Do Portal do Governo

O vice-governador Cláudio Lembo participou, nesta segunda-feira, dia 25, da cerimônia de abertura da 6ª Semana de Filosofia da Faculdade de São Bento, na região Central da Capital. O evento também marcou a reinauguração do teatro. Inaugurado junto com o Colégio de São Bento, em 1903, o teatro foi totalmente reformado e remodelado este ano, com troca do áudio, isolamento acústico, reforma do palco e camarins e troca das poltronas. “Fico muito satisfeito com a reabertura desse teatro. Esse espaço, no centro de São Paulo, é um lugar de reflexão”, disse o vice-governador.

Fundada em 1908 pelos monges beneditinos, a Faculdade faz parte do complexo do Mosteiro de São Bento, que também conta com o Colégio, que funciona desde 1903. Foi a primeira faculdade livre de filosofia do Brasil e serviu como base para a Pontifícia Universidade Católica, quando foi criada, em 1946. Em 1959, a faculdade e uma biblioteca foram doadas à PUC e, no Mosteiro, continuaram funcionando os cursos internos de filosofia.

Em 2002, iniciou-se uma nova etapa da Faculdade, com a abertura do curso e Licenciatura em Filosofia. Também são oferecidos cursos abertos, como os de Literatura Inglesa, História da Filosofia, Lógica Modal, Filosofia e Religião, entre outros.

“A Faculdade de Filosofia de São Bento é muito antiga e sua revigoração é muito importante porque ela ensina a pensar, pensar sobre os grandes problemas, problemas humanos, problemas sociais e de toda natureza”, afirmou Lembo.

A 6ª Semana de Filosofia, aberta oficialmente nesta segunda-feira, vai até sexta-feira, dia 29, e contará com palestras e debates sobre o tema.

Cíntia Cury