Lembo participa da cerimônia de comemoração dos 70 anos da USP

Solenidade realizada na Faculdade de Direito da USP faz parte da Semana XI de Agosto

ter, 10/08/2004 - 14h31 | Do Portal do Governo


O governador em exercício, Cláudio Lembo, participou, nesta terça-feira, dia 10, da cerimônia de comemoração dos 70 anos da Universidade de São Paulo (USP), na região Central da Capital. A solenidade faz parte da Semana XI de Agosto, que começou na segunda-feira, dia 9, e vai até quinta-feira, dia 12. Nesse período também estão sendo comemorados os 177 anos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e o 101º aniversário do Centro Acadêmico XI de Agosto.

Para Lembo, o destaque na comemoração dos 70 anos da USP é a nova unidade, na Zona Leste da Capital. “A USP Zona Leste deverá ajudar a elevar a auto-estima de toda a população da região. Isso é extremamente importante”, afirmou.

Criada em 11 de agosto de 1827, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco foi instituída por Carta de Lei do imperador Dom Pedro I, juntamente com a Faculdade de Direito de Olinda. Essas foram as primeiras faculdades de ciências jurídicas e sociais do Brasil.

De acordo com o reitor da USP, Adolpho Melfi, “a história da Faculdade de Direito se mistura à história de São Paulo”. Pertenceu ao Governo Federal até ser incorporada pela USP. Pelas cadeiras da Faculdade de Direito do Largo São Francisco passaram importantes nomes da história nacional. Nove presidentes da República saíram de lá, além 12 governadores e personalidades como o republicano Reynaldo Porchat, o jurista Miguel Reale, e o jornalista Júlio de Mesquita Filho.

Melfi lembrou ainda que a Faculdade de Direito não vive apenas do passado, mas é atualmente das mais conceituadas pelo provão e a que obtém maiores índices de aprovação em exames como o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Faculdade de Direito foi incorporada pela USP em 1934, dois anos depois da Revolução Constitucionalista de 32. Composta inicialmente pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Escola Politécnica e Faculdade de Medicina, a USP, atualmente, é responsável por 25% das pesquisas acadêmicas e científicas realizadas no País.

Depois de passar por duas revoluções paulistas, a de 1930 e a de 1932, e do processo de redemocratização do País, em 1946, que durou até o Golpe de 1964, período em que se iniciou a Era Militar, a USP é hoje a melhor universidade da América Latina e a 27.ª melhor universidade do mundo. Ela forma dois mil doutores todos os anos e tem mais de 200 cursos de graduação, mais de 72 mil alunos, mais de 5 mil professores e 15 mil funcionários entre técnicos e administrativos.

Lilian Santos / Cíntia Cury