Lembo participa da abertura do 8º Congresso Latino Americano de Serviço de Saúde

Evento está inserido na 10ª Hospitalar 2003, a maior feira de saúde da América Latina

ter, 10/06/2003 - 15h52 | Do Portal do Governo


O governador em exercício, Cláudio Lembo, participou, nesta terça-feira, dia 10, da cerimônia de abertura do 8º Congresso Latino Americano de Serviços de Saúde, na Zona Norte da Capital. O evento, que contou com uma palestra do ministro da Saúde, Humberto Costa, está inserido na 10ª edição da Hospitalar 2003, a maior feira de saúde da América Latina e a segunda mais importante do mundo no setor, tanto pelo tamanho quanto pela quantidade de visitantes.

10ª Hospitalar 2003

“Na Hospitalar, a gente consegue reunir em São Paulo o que há de mais avançado em tecnologia e gestão de saúde para permitir uma discussão entre usuários, fornecedores de serviços e equipamentos, buscando o aprimoramento da saúde no País e na América Latina”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que representou o Governo paulista na cerimônia de abertura da 10ª Hospitalar 2003, logo após a abertura do Congresso.

A feira conta este ano com mais de 750 expositores, provenientes de 25 países. Serão apresentadas durante a feira, que vai até sexta-feira, dia 13, as novidades em produtos, equipamentos, serviços e tecnologias para hospitais, laboratórios, clínicas e consultórios. O público esperado para a 10ª Hospitalar é de cerca de 70 mil pessoas, e a expectativa é que o volume de negócios gerados seja 5% superior ao do ano passado, que atingiu R$ 2,7 bilhões.

Além do 8º Congresso Latino Americano de Serviços de Saúde, a Hospitalar conta com cerca de 30 encontros profissionais, entre congressos, jornadas e reuniões setoriais, abordando o temas ligados à gestão na área da saúde.

“O Governo do Estado sempre está presente em eventos como esse para poder conhecer o que existe de mais moderno e, eventualmente, agregar aos seus equipamentos de Saúde o que há de mais avançado no setor”, disse Barradas.

Estação Digital Médica

Durante a Hospitalar 2003, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) está lançando a Estação Digital Médica. A iniciativa, desenvolvida em conjunto entre a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas, as Fundações da Faculdade de Medicina e Zerbini, o Instituto do Coração, a Politécnica da USP, a Hospitalar e as empresas Telefônica, Certisign e Tes Tecnologia e Sistemas, permitirá a realização de teleducação e tele-assistência, usando a teleconferência e a internet.

“É um programa que vai permitir a transmissão de imagens via satélite de aulas, conferências e até imagens, como tomografias, raio x, eletrocardiograma. Isso é um avanço porque poderemos fazer um intercâmbio de informações e prestar um serviço de qualidade a pacientes muito distantes dos grandes centros médicos do País. Pacientes que se encontram em outros Estados, em locais afastados e que podem, dessa forma, ter acesso ao que há de mais moderno em tecnologia de Saúde”, explicou o secretário.

Cíntia Cury