Leitura: São Paulo vai zerar número de municípios sem bibliotecas

Nos dias 12 e 13 de março espaços de leitura serão inaugurados em Engenheiro Coelho e Redenção da Serra

ter, 09/03/2004 - 18h18 | Do Portal do Governo

Objetivo é inaugurar as 84 bibliotecas até final do mês de junho, com uma média de 28 por mês

A Secretaria da Cultura inaugura nesta sexta-feira (12) e sábado (13) as primeiras bibliotecas nos municípios que ainda não possuem um espaço público para leitura. Serão inauguradas as bibliotecas nas cidades de Engenheiro Coelho e Redenção da Serra, respectivamente.

A iniciativa, da Secretaria de Estado da Cultura, faz parte do programa ‘Quero Ler em São Paulo – Biblioteca para Todos’, que vai zerar o número de municípios sem bibliotecas, totalizando 84. O programa integra o projeto ‘São Paulo: Um Estado de Leitores’, lançado pelo Governo do Estado em abril de 2003 e que se constitui num conjunto de atividades voltadas ao incentivo da leitura.

O programa conta com o apoio da iniciativa privada, responsável por fornecer a cada município um computador e um acervo entre 600 e 1000 títulos, conforme o número de habitantes. Os municípios oferecerão as áreas para a implantação da biblioteca e os funcionários.

A Secretaria de Estado da Cultura também fica responsável pela capacitação dos funcionários, além de uma coordenação permanente, um dos grandes diferenciais do projeto, que inclui, já a partir de abril, o envio de contadores de histórias, autores e oficineiros que incentivarão e acompanharão de perto o funcionamento de cada bibilioteca.

O objetivo é inaugurar as 84 bibliotecas até final do mês de junho, com uma média de 28 por mês. Desde outubro passado, quando foi lançado o programa do governo federal Gosto de Ler, o projeto estadual vem atuando em parceria, porém mantendo seu caráter diferencial no sentido de inaugurar e supervisionar pessoalmente cada nova unidade.

Inauguração Biblioteca de Engenheiro Coelho
Data: sexta-feira, 12 de março
Horário: 15 horas
Local: Rua Alexandre Barin, 406 – Jardim do Sol
Parceria: Colégio Renascença

Data: sábado, 13 de março
Horário: 15 horas
Local: Escola Municipal Professora Edna Regina de Albuquerque e Silva – Avenida 9 de julho 60 – Centro
Parceria: Faap

Assessoria da Secretaria da Cultura
C.A.