Leitura: São Paulo – Um Estado de Leitores zera o número de municípios sem bibliotecas

Última biblioteca será entregue nesta sexta-feira, dia 13

seg, 09/05/2005 - 19h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura atinge nesta sexta-feira, 13 de maio, às 14 horas, uma de suas ambicionadas metas. Todos os municípios no Estado passam a dispor de uma biblioteca circulante, destinada a incentivar a leitura por prazer. O programa São Paulo: Um Estado de Leitores inaugura a 84a. biblioteca em Barão de Antonina, na região de Sorocaba, com o patrocínio da empresa Semp Toshiba.

Em 2003, quando o programa começou a sair do papel, dos 645 municípios do Estado, 84 não tinham biblioteca. Um garimpo da Secretaria de Estado da Cultura em busca de patrocinadores que doassem acervos e computadores para equipar os espaços disponibilizados pelas prefeituras tornou o projeto uma realidade em 2005.

No esquema tripartite montado, os padrinhos fornecem um entre 600 e 1000 títulos, definidos por uma listagem criada pela Secretaria de acordo com o número de habitantes dos municípios. A capacitação dos funcionários municipais e as atividades de estímulo à leitura também ficam sob responsabilidade da pasta. Às Prefeituras cabe oferecer as áreas para a implantação das unidades, além dos profissionais para operá-las.

Além das bibliotecas, o programa abriu outras 53 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, sendo 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, 20 em hospitais públicos, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, uma no Centro Desportivo Baby Barione, outra no Espaço Cultural Comunitário Heliópolis, localizado na carceragem do 95º Distrito Policial, duas no Centro de Detenção Provisória de Parelheiros, uma na escola de samba Rosas de Ouro.

Biblioteca Municipal de Barão de Antonina
Data: Sexta-feira, dia 13,
Horário: 14 horas
Local: Avenida Brasília, 965 – Centro