Leitura: ’50 anos do CNPq’ analisa meio século da pesquisa científica brasileira

Os personagens centrais são os 20 presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

qui, 12/09/2002 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), lança na próxima terça-feira, 17, às 16 horas, o livro ’50 anos do CNPq – Contados por seus Presidentes’, editado por iniciativa da própria Fundação.

A organização do trabalho é de Shozo Motoyama, professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que liderou uma equipe formada por três pesquisadores do Centro Interunidade da História da Ciência da USP.

O livro tem como personagens centrais os 20 presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre 1951 e 2001. Ao longo de 717 páginas, eles falam sobre suas carreiras, principais ações, dificuldades e sucessos no comando do órgão.

O trabalho foi editado a partir de 15 entrevistas com centenas de horas de gravação. Para compor o perfil profissional e visão sobre questões institucionais de 5 personagens já falecidos a equipe recorreu aos Anais do Conselho Nacional de Pesquisa de 1951 a 1974, que reproduzem a íntegra das sessões do Conselho Deliberativo do CNPq.

Além dos depoimentos, a equipe de Shozo Motoyama reuniu uma grande quantidade de documentos, avaliou informações que permitiram traçar o contorno das políticas científicas e tecnológicas do período e estudou os diversos planos de desenvolvimento do país adotados pelos diversos governos.

O registro, ou banco oral de informações históricas apresentado no livro ’50 anos de CNPq’ é uma análise consistente da evolução da pesquisa científica e tecnológica no país no último meio século.

Data: terça-feira, 17 de setembro de 2002
Horáro: 16 horas
Local: Sede da FAPESP – Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa.