Leia o discurso do governador Alckmin durante encontro com o primeiro-ministro do Japão

Almoço foi realizado nesta quarta-feira, dia 15, no Palácio dos Bandeirantes

qua, 15/09/2004 - 15h38 | Do Portal do Governo

O Brasil – São Paulo, em particular – possui uma importante parceria com o Japão, construída a partir da chegada ao porto de Santos das primeiras 168 famílias japonesas, há quase cem anos.

Vindas de Kobe, trouxeram como bagagem apenas as suas esperanças, a fé no novo mundo e sua cultura muitas vezes milenar. Hoje, essa comunidade e seus descendentes caminha para atingir dois mihões de pessoas, a grande maioria das quais estabelecidas em nosso Estado.

Muito da grandeza de São Paulo é fruto da atuação desses novos paulistas; da sua inteligência; da sua dedicação ao trabalho – no campo e nas cidades, na política, na ciência, nas artes.

Há pouco mais de um mês, quando em missão no Japão, tive a honra de ser recebido pelo Excelentíssimo Senhor Junichiro Koizumi, quando conversamos sobre pontos de interesse do Estado de São Paulo e do Japão, principalmente sobre a revitalização da nossa parceria econômica Pude, então, apreciar a sensibilidade e a agilidade intelectual de Sua Excelência, que vejo agora reiteradas no Brasil.

Ainda ontem pela manhã, visitamos as obras de aprofundamento da calha do rio Tietê – uma das mais importantes em andamento no estado e que só se tornou possível graças à parceria entre o Governo de São Paulo e o Japan Bank.

O JBIC, aliás, está presente em duas outras ações da maior relevância: a construção da linha 4 do Metrô e a Recuperação Ambiental da Baixada Santista.

Já à tarde, sobrevoamos a região de Ribeirão Preto, a mais desenvolvida do país, em termos de agroindústria. Pudemos, então, observar porque, além de ser o mais importante pólo industrial da América latina, São Paulo é:

o maior produtor mundial de açúcar e de álcool de cana;

  • o maior exportador mundial de carne bovina;
  • responsável por 50% das exportações mundiais de suco de laranja;
  • responsável por 47% da produção nacional de papel e celulose.

    Em todo esse excepcional desempenho, há muito da contribuição japonesa, que aqui semeou e colheu dos frutos da terra aos frutos da alta tecnologia, como os aviões produzidos pela Embraer conjuntamente com a Kawasaki Aeronáutica.

    O Japão adentra o século 21 reafirmando sua pujança econômica e na posição de um dos principais agentes do desenvolvimento internacional. Pois São Paulo quer mais Japão, em São Paulo. E quer mais São Paulo, no Japão.

    Às vésperas da comemoração do centenário da imigração japonesa, não haveria melhor maneira de homenagear aqueles pioneiros – e todos os que os sucederam no engrandecimento deste país e das relações nipo-brasileiras –, do que estreitando as nossas parcerias, aproveitando as incontáveis oportunidades que se abrem seja no setor privado, seja no setor público, com investimentos em infra-estrutura.

    Aliás, sobre o Centenário, assinei ontem decreto, publicado hoje no Diário Oficial, instituindo Grupo de Trabalho, para encaminhar as comemorações em nosso Estado. O grupo será presidido pelo vice-governador do Estado de São Paulo, dr. Cláudio Lembo, e o cônsul geral do Japão deverá ser convidado para integrá-lo.

    É uma grande satisfação para todos nós receber o Excelentíssimo Senhor Junichiro Koizumi em nosso Estado. Possuindo ele primos em São Paulo, de certo modo, ele pertence à Família Paulista. Assim, pelos muitos laços que nos unem peço que todos ergam um brindem em sua homenagem.

    Que ele tenha uma boa estada entre nós. Muito obrigado.