Lazer: Zoológico apresenta filhotes de leões-marinhos

Visitas podem ser feitas de sexta a domingo, das 11 às 14 horas

qui, 05/02/2004 - 15h21 | Do Portal do Governo

Os leões-marinhos sul-americanos (Otaria byronia), mamíferos aquáticos pertencentes à família Otariidae, são procedentes da costa da América do Sul, das águas frias dos Oceanos Atlântico e Pacífico.

Quem quiser ver todas as características da família de leões-marinhos pode visitar o Zoológico de São Paulo, de terça a domingo, sendo que às sextas, sábados e domingos, das 11 às 14 horas há uma apresentação didática, divertida e educativa que ensina todos os detalhes da vida do leão-marinho.

O Zoológico tem duas fêmeas adultas, Puiú e Pukara, um macho adulto chamado Pakar e um macho jovem, Tchiri. A alimentação dos leões-marinhos é feita através de um treinamento, no qual aprendem a conviver com seus tratadores, facilitando o trabalho de biólogos e veterinários, tornando-se acessíveis ao toque de suas mãos para exames e tratamentos de pele, olhos ou qualquer outro problema.

Esses animais possuem o corpo alongado e esguio, o que faz com que as fêmeas e os filhotes sejam confundidos com focas. Porém, ao contrário destas, os leões-marinhos têm orelhas externas, pequenas e cartilaginosas, nadadeiras dianteiras longas e as traseiras com três unhas rudimentares. As nadadeiras traseiras são utilizadas para impulso e direcionamento da natação e utiliza as quatro nadadeiras como apoio na locomoção em terra.

Hoje, a sua caça é proibida e estes animais não estão ameaçados de extinção. Porém, ainda sofrem séria ameaça associada à ocupação das praias pelo homem, pelo lixo jogado nos mares e pela poluição por petróleo, que coloca em risco todos os animais do mar.

Serviço

Endereço: Av.Miguel Stefano, 4241
CEP 04301-905 – Água Funda – São Paulo – SP
Fone: (0xx11) 5073-0811 – Fax: (0xx11) 5058-0564

Como chegar ao Zoológico

  • De Automóvel

    – Da Zona Norte: Av. Tiradentes, Av. 23 de Maio, Av. Rubem Berta, Av. dos Bandeirantes e Av. Miguel Stéfano.

    – Da Zonas Sul e Oeste: Marginais (Tietê e Pinheiros) sentido Rodovia dos Imigrantes, Av. dos Bandeirantes e Av. Miguel Stéfano.

    – Da Zona Leste: Avenida do Estado, Av. Juntas Provisórias, Av. Trancredo Neves, Tunel Maria Maluf e Av. Miguel Stéfano.

  • De Metrô/Ônibus

    – Da linha Norte-Sul do Metrô: partem ônibus das Estações São Judas e Saúde.

    – Pelos micro-ônibus com integração à Estação Jabaquara do Metrô
    Mais informações

  • De Ônibus

    – Saídas no Terminal Parque D. Pedro e na Rua Líbero Badaró.

    – Para guardar o carro: estacionamento em frente ao Zoológico com 2.000 vagas.

  • Horário de funcionamento

    O Zoológico funciona de terça a domingo e às segundas, quando feriado ou véspera de feriado, das 9 às 17 horas.

    Da Fundação Zoológico de São Paulo