Lazer: Outubro tem 16 atrações culturais nas estações do Metrô

Fotografias são destaques na programação

ter, 05/10/2004 - 16h09 | Do Portal do Governo

Durante este mês, o programa Ação Cultural do Metrô promove 16 atrações artístico-culturais em diversas estações metroviárias. Fotografias são destaques na programação.

  • ’30 Anos do Metrô em São Paulo’, na estação Sé, até 30 de outubro. Exposição fotográfica sobre os 30 anos de operação comercial do Metrô.
  • ‘Heróis Invisíveis’, na estação Clínicas, de 5 a 30 de outubro. Baseada no livro homônimo do jornalista Gilberto Dimenstein, com imagens de quatro renomados fotógrafos brasileiros (Bob Wolfenson, Christian Gaul, Edu Simões e Luiz Garrido), esta exposição revela a história de 50 pessoas anônimas que desenvolvem relevantes trabalhos sociais na cidade de São Paulo.
  • ‘Metrô Trintão’ , na estação República, de 5 a 20 de outubro. Com foco no uso adequado do Metrô, esta exposiçãop é resultado de pesquisa acadêmica realizada por alunos da Faculdade Senac de Comunicações e Artes.
  • ‘Colégio São Luís e São Paulo: a Cada Instante Outra História’, na estação Vila Madalena, de 4 a 30 de outubro. Exposição, com 40 imagens inéditas, destacando a relação desta instituição de ensino, ao longo de seus 137 anos de existência, com a cidade de São Paulo.
  • ‘Pró-Sangue – 20 Anos’, na estação Corinthians-Itaquera, de 15 a 30 de novembro. Exposição de fotos e cartazes alusivos aos 20 anos de vida, comemorados no dia 23 de outubro, da Fundação Pró-Sangue (maior hemocentro da América Latina e um dos três do mundo em capacitação técnica em quantidade de sangue coletado).
  • ‘Retratos Fiéis’, na estação Clínicas, de 4 a 30 de outubro. Exposição da fotógrafa e veterinária Rheingantz Motta, com 50 imagens centradas no olhar de cães e gatos.
  • ’80 Anos do Instituto Biológico’, na estação Ana Rosa, de 4 a 30 de outubro. Exposição fotográfica, com trabalhos de pesquisas científicas, em comemoração aos 80 anos de criação da Comissão de Estudos e Debelação da Praga Cafeeira, movimento que deu origem ao Instituto Biológico em São Paulo.

    Programação

    -a.. Dia 6 de outubro, das 11 às 15 horas: apresentação de um formigueiro vivo e de um viveiro do inseto conhecido como bicho-pau.

    -b.. Dias 14, 20 e 26 de outubro, das 17 às 19 horas: especialista em pragas urbanas esclarece sobre cupins, baratas e formigas.

    -c.. Dias 18 e 21 de outubro, das 17 às 19 horas: Clínica de Plantas, com esclarecimentos sobre doenças em plantas.

    -d.. De 18 a 22 de outubro, das 17 às 19 horas: apresentação de formigueiro vivo.

  • ‘Mostra de Arte e Pensamento Infantil’, na estação República, de 4 a 3 de outubro. Trabalho realizado pela ONG Makanudos de Javeh com crianças do ensino fundamental.
  • ‘Imagens da Inclusão’, na estação Sé, de 5 a 30 de outubro. Exposição fotográfica, coordenada pelo Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, retratando momentos de alegria, superação, beleza e força de vontade vividos por pessoas com deficiência.
  • ‘Circo Brasil e seu Povo Malabarista’, na estação Brás, de 1 a 20 de outubro. Instalação lúdica de uma cidade construída para mostrar a realidade de grande parte dos brasileiros – ‘um povo malabarista que, frente às dificuldades, vai à rua mostrar sua cara, sua arte’.
  • ‘Recortes do Cotidiano Popular’, até 30 de outubro, na vitrine do Museu de Arte de São Paulo(Masp), em área não-paga da estação Trianon-Masp. Exposição de obras, pertencentes ao acervo do Masp, de autoria dos artistas plásticos brasileiros ‘primitivos’ José Antônio da Silva, Maria Auxiliadora, Francisco Domingos da Silva e Ranchinho, focalizando aspectos da realidade e do cotidiano popular.
  • Vitrine de Ikebana, na estação Liberdade (área não-paga), até 30 de outubro. Exposição permanente, com renovação periódica, de trabalhos de ikebana, milenar arte japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.
  • Banda de música da Base Aérea de São Paulo, na estação República, dia 13 de outubro, às 18 horas. Apresentação, em comemoração à Semana da Asa, da banda criada em 1942 e composta por 45 instrumentistas , arranjadores, maestros e professores de música.

    Programação ‘Embarque na Leitura’, na Biblioteca da estação Paraíso

  • ‘Tempo de Brincar – Cantigas de Amor Coração Pequeno’, dia 22 de outubro, às 12h30 e às 17 horas. Espetáculo criado e dirigido pelo músico Valter Silva e pela atriz Elaine Buzato, com teatro de sombras e bonecos e músicas que retratam o universo infantil, as brincadeiras populares, as rimas e as cantigas de roda.
  • ‘Ateliês Brasil’, até 30 de outubro. Ensaio sobre o jeito de viver e criar de consagrados artistas contemporâneos na cidade de São Paulo: Aldemir Martins, Amélia Toledo, Antônio Henrique Amaral, Arcangelo Ianelli, Claudio Tozzi, Evandro Carlos Jardim, Maria Bonomi, Tikashi Fukushima,Tomie Ohtake e Wesley Duke Lee.
  • ‘Feliz Dia do Livro’, dia 29 de outubro, às 16 horas.Comemoração à data, com a distribuição de 1000 livros do escritor Laé de Souza, de crônicas curtas, com humor e sátira, sobre acontecimentos do dia-a-dia. O escritor estará presente, às 17 horas, para autógrafos.

    Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo -Metrô
    C.A.