Lazer: Memorial da América Latina é opção cultural para as férias

Com 85 mil metros quadrados de área, complexo cultural exibe muitas atrações

sex, 10/01/2003 - 13h50 | Do Portal do Governo

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em março de 1989, o Memorial da América Latina preserva a cultura do continente num conjunto de edifícios de 85 mil metros quadrados. Localizado ao lado da Estação Barra Funda do Metrô, na capital, foi idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que o concebeu com a proposta de criar no Brasil a consciência da integração e aprofundar a convivência e a amizade dos povos da América Latina.

Nas férias, o público pode participar de visitas monitoradas, apreciar o acervo permanente, a biblioteca, exposições de artes plásticas e a programação de cinema nacional na videoteca. Tudo é de graça.

Complexo de edifícios

Pavilhão da Liberdade – Traz luzes, cores, formas e texturas dispersas da arte popular mexicana, boliviana, guatemalteca, peruana, equatoriana, uruguaia e brasileira. Há também a representação mexicana do Dia dos Mortos num altar que homenageia a pintora Frida Khalo, numa mistura de religiosidade, bom humor e irreverência.

No mesmo conjunto, há a coleção Cavaleiros do Apocalipse, do artesão mexicano Felipe Linares, com obras produzidas em papel machê e dependuradas no teto. De outros países, há soldadinhos de chumbo, brinquedos de lata, vestimentas típicas pré-colombianas, máscaras profanas e sagradas e artesanato em cerâmica e a maquete gigante da América Latina, que pode ser apreciada sob um piso transparente.

Praça Cívica – É um amplo espaço aberto, propício a manifestações culturais de grande porte. A Praça é dividida ao meio por uma avenida e unida por uma passarela. Abriga um dos símbolos do Memorial: a escultura A Grande Mão, do arquiteto Oscar Niemeyer.

Auditório Simón Bolívar – Com capacidade para 1.609 pessoas, é formado por duas platéias separadas pelo palco onde são apresentados espetáculos artísticos. É também utilizado como centro de convenções, com telão e equipamento de tradução simultânea. O espaço recepcionou chefes de Estado, entre os quais o norte-americano Bill Clinton, o cubano Fidel Castro, o venezuelano Hugo Chaves, entre outros.

Música – Uma vez por mês, o Memorial apresenta as séries: Jazz Sinfônica Convida, Big Band com um convidado especial; Banda Sinfônica e os Compositores com concertistas e compositores brasileiros e estrangeiros; e Concertos Matinais, com espetáculos dirigidos ao público infanto-juvenil.

Nos palcos do Memorial se apresentaram artistas famosos como Tom Jobim, Edu Lobo, Zizi Possi, João Bosco, Zélia Duncan, Eugênia Melo e Castro e Caetano Veloso. Entre os internacionais, cita-se o grupo cubano Irakêre, Paquito D’Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Maria Rivas, Wilfrido Vargas, Mercedes Sosa, Armando Manzanero e Paco de Lucia.

Biblioteca, videoteca e fonoteca – O acervo é especializado em cultura latino-americana e tem 30 mil livros. Oferece serviços como levantamentos bibliográficos nas coleções locais, CD-ROMs e Internet.

A videoteca tem acervo de 1.600 fitas, entre documentários, comédias e dramas da cinematografia latino-americana e internacional. A fonoteca preserva 1.600 fitas cassetes e 400 discos de música do continente, que podem ser consultados para pesquisas.

Salão de Atos – É destinado a solenidades e recepções oficiais do governo do Estado de São Paulo, ligadas às questões da América Latina. Nos dias comuns, está aberto ao público, que ali aprecia o Painel Tiradentes, de Cândido Portinari, além dos seis painéis heráldicos, em baixo relevo, criados por Poty e Caribé.

Temática dos painéis

  • Painel dos Povos Pré-Colombianos: homenageia os povos que habitavam o continente antes da chegada do europeu, dando ênfase aos aztecas, maias e incas.
  • Painel dos Povos Afros: revela não só os aspectos da escravidão, mas também a rica contribuição cultural trazida por esses povos.
    Painel dos Conquistadores: retrata a chegada do europeu à América, mostrando o choque e os conflitos gerados, além da temática da miscigenação.

  • Painel dos Imigrantes: mostra o papel dos imigrantes na História da América Latina, não só em razão da bagagem cultural e mestiçagem, mas pela riquíssima contribuição do seu trabalho.
    Painel dos Libertadores: retrata o momento em que os latino-americanos conscientes da dominação européia, lutam em busca de liberdade, formando países independentes.

  • Painel dos Edificadores: demonstra o desenvolvimento tecnológico e a contribuição do trabalho de todos os povos citados, destacando o homem comum: o trabalhador braçal.
  • Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana – A Fundação Memorial da América Latina inaugurou, dia 26 de março de 1998, uma galeria de arte projetada por Oscar Niemeyer, com duas salas equipadas dentro dos padrões museológicos. O espaço dará prioridade para a arte latino-americana.

    Para conferir as atrações de janeiro clique aqui

    Da Agência Imprensa Oficial
    e Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina