Lazer: Instituto de Pesca tem o único aquário público paulistano

Instituição busca apoio da iniciativa privada para ampliar o local

qua, 24/04/2002 - 11h37 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo tem aquário público. Essa é uma informação que pouca gente tem conhecimento. Quem duvidar, basta ir até a sede do Instituto de Pesca (IP), no Parque da Água Branca. ‘Quase ninguém sabe que o Instituto de Pesca tem o único aquário público da cidade de São Paulo e muito menos gente sabe que é o aquário mais antigo do Estado e o segundo mais antigo do Brasil’, conta o pesquisador do IP Nilton Rojas.

Rojas elaborou um projeto que pretende ampliar o aquário. ‘Hoje nós contamos com um aquário muito pequeno. A idéia é reformar o que já existe e ampliar com a construção de um prédio anexo’. O pesquisador conta que o projeto está pronto e é orçado em 3 milhões de reais. ‘Tem até cópia do projeto em CD-ROM. Agora só falta encontrar alguém que financie. Temos todo o material de divulgação aqui no Parque para quem estiver interessado’, convida o pesquisador. Segundo ele, o projeto de reforma e ampliação do aquário está sendo formatado de acordo com a lei Rouanet, que garante privilégios fiscais às empresas que investirem ou financiarem projetos relacionados à cultura e lazer.

Os números do aquário surpreendem. Somente no ano passado, o Aquário Água Branca recebeu 161.475 visitantes, um número considerável se comparado aos 77.199 visitantes que passaram pelo aquário em 1998. Vale lembrar que os números se referem somente às visitações de fim de semana, embora o aquário esteja aberto ao público diariamente das 9 às 17 horas. Para os interessados em conhecer esse ‘achado’ turístico da paulicéia, o endereço do aquário Água Branca é: Avenida Francisco Matarazzo, 455, no bairro da Água Branca, capital paulista. Informações adicionais sobre o aquário também podem ser obtidas pelo telefone (11) 3871-7509.