Lazer: Espaço Cultural Brás apresenta duas exposições: esculturas e fotos

A primeira ficará aberta até 9 de outubro e apresenta esculturas feitas com sucata de carros

sex, 01/10/2004 - 12h35 | Do Portal do Governo

A primeira exposição ficará aberta até 9 de outubro e apresenta esculturas feitas com sucata de carros. A outra mostra tem apoio da ALSTOM Brasil Ltda. e estará no local até 14/10. São 45 fotos que contam um pouco da história da eletrificação dos trens paulistas, que completará 50 anos.

As esculturas de sucata de carros foram feitas pelo funileiro da Zona Leste Clelio Duarte Coutinho quis ‘homenagear a natureza e a força criativa do homem’ em suas 14 peças. Poderão ser vistas uma borboleta de 2m X 2m, uma formiga de 50 cm X 50 cm e um escorpião de quase um metro, entre outras obras. O que começou como hobby evoluiu e, desde 1999, ele apresenta seus trabalhos em centros culturais, bibliotecas, salões e outros espaços. Ainda não sobrevive de arte mas, segundo ele, ‘é um sonho’.

Gledson de Oliveira Raymundo tem 18 anos e é da quarta geração de uma família de ferroviários. Ex-aluno do curso ‘Técnico de Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos’, uma parceria CPTM/SENAI, Gledson fotografou sete subestações elétricas, nove cabine seccionadoras e duas cabines desativadas das linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana) da CPTM, além de ser autor do texto explicativo sobre o tema. É também uma homenagem aos 150 anos de ferrovia, comemorados em abril de 2004.

As exposições podem ser visitadas diariamente, no horário comercial de operação (5h às 24h). É gratuita para usuários da CPTM e da integração com o Metrô. Para os que quiserem apenas apreciar os trabalhos, basta comprar a passagem normal, ao preço de R$ 1,90.

A estação Brás fica na Praça Agente Cícero, s/n. Após o Brás, a exposição de fotos será montada nas estações Hebraica-Rebouças, de 15/10 a 03/11 e de Osasco, de 04 a 18/11.