Lazer: Crianças terão oficinas de Natal da brinquedoteca do HEB

Brinquedoteca funciona na pediatria do Hospital Estadual Bauru

ter, 07/12/2004 - 18h18 | Do Portal do Governo

A brinquedoteca que funciona na pediatria do Hospital Estadual Bauru, administrado pela Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu e Famesp, terá uma programação diferenciada para este período de natal. Um grupo formado por 11 estagiárias do curso de psicologia da Unesp/Bauru, que já trabalha com as crianças diariamente naquele espaço, planejou oficinas e atividades manuais temáticas especialmente voltadas para as crianças e suas acompanhantes, em geral mães, tias ou avós.

Todas serão incentivadas a criar objetos natalinos como cartões, guirlandas, fantoches de papai noel e outros enfeites de época, aproveitando o clima para uma abordagem educativa e terapêutica que auxilia pacientes e familiares a enfrentar de forma mais tranqüila a situação de internação. A enfermaria pediátrica mantém, em média, 30 crianças internadas.

Nesta quarta-feira, dia 8, às 15h30, começa a oficina de confecção de fantoche de papai Noel dando início ao projeto “Natal na brinquedoteca do HEB”. As estagiárias também fazem intervenções junto aos pequenos que não podem sair do leito, como os da UTI pediátrica. Eles recebem estimulações e não ficam de fora das atividades adaptadas as suas condições. Nesses casos são utilizados desenhos, livros, fantoches e “contação” de histórias sobre o natal.

O grupo

As 11 estagiárias do curso de psicologia da Unesp/Bauru, têm orientação da Prof. Dra. Tania Gracy do Valle. Todos os dias, em dois horários ( das 9h às 11 horas e das 15h às 17h30) elas se revezam na atenção às crianças internadas no Hospital Estadual Bauru. Na brinquedoteca aplicam atividades lúdicas com caráter terapêutico, ajudando os pequenos pacientes e seus familiares a entender a necessidade da permanência no hospital. Esse tipo de atendimento confere uma abordagem mais humanizada à assistência prestada que repercute positivamente na recuperação do paciente, além de reduzir o estresse do doente e seus acompanhantes.