Lazer: Confira as opções culturais nas estações do Metrô

Atrações são para este final de semana

qui, 31/07/2003 - 16h30 | Do Portal do Governo

Para aproveitar o inverno, o Metrô oferece neste final de semana, dias 2 e 3, opções de lazer e cultura. Confira:

Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), a estação Liberdade tem a Vitrine de Ikebana. Plantas transportadas para o vaso transmitem a paz e a beleza da natureza em uma de suas quatro estações.

Na estação Paraíso a mostra ‘Metrô: 35 anos de Responsabilidade Social – Levando Você a Uma Vida Melhor’ reafirma que a responsabilidade social das empresas é um dos consensos mundiais nos últimos anos e mostra o empenho do Metrô com esse compromisso. A estação Santana expõe a instalação interativa e bem humorada ‘O Caminho para a Paz’, concebida pelo psicólogo João R. Vieira, que questiona valores e hábitos, sensibilizando e educando para a paz.

Na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena), a exposição do fotógrafo Marcos Hurodovich, ‘Expedição Polar’, pode ser vista na estação Ana Rosa. Ela é composta por 22 imagens da vida marinha e de paisagens inusitadas do Continente Antártico.

A vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, tem a exposição ‘Cores e Formas’, da coleção Pirelli/Masp. Trata-se do trabalho de sete fotógrafos sobre o tratamento dado ao estudo das cores e sua utilização em formas figurativas ou abstratas.

Rubens Cavalcanti é um dos destaques da linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda). Na estação Sé, é possível apreciar a série de pinturas do artista, denominada ‘Guerreiras’, que é uma homenagem à mulher de todos os tempos. As figuras retratadas simbolizam a firmeza e a perseverança com que lutam por seus ideais.

Na estação Santa Cecília, as esculturas em pedra, de Jofe Santos, expressam sentimentos que podem ser percebidos pelo espectador.

Conheça São Paulo a cada estação

Para quem quer espantar o friozinho, a linha 1 tem uma boa sugestão, o Açucena Café; rua Sena Madureira,235, próxima à estação Vila Mariana. Com preço acessível, o Açucena serve doces, salgados, sopas e sanduíches, mas seu carro-chefe são os drinks com café e os variados cafés da manhã.

Se você adora a chegada do inverno para apreciar uma boa cerveja escura, na linha 2 você pode encontrar o seu lugar. O Anielllo Bar e Mercearia, Mourato Coelho,47, próximo à estação Vila Madalena, tem decoração de bom gosto em um ambiente tranqüilo e está servindo Bohemia escura, que pode ser degustada acompanhada pela deliciosa porção de bolinho de bacalhau com catupiry, oferecido pela casa.

Agora, se o seu negócio é uma boa exposição reflexiva, a linha 3 oferece ótima opção. Próximo a estação Barra Funda, o SESC Pompéia, r. Clélia,93, apresenta ‘Israel e Palestina: Dois Estados Para Dois Povos’, que enfoca o protesto aos 35 anos de ocupação Palestina.

Acervo de Obras Permanentes

Conhecer as obras que adornam o Metrô também é uma alternativa. O acervo cultural, permanentemente exposto nas estações, tem cerca de 100 obras, de vários artistas reconhecidos.

Na linha 1, na estação Conceição, é possível apreciar o trabalho de David de Almeida, com o painel ‘As Vias da Água, As Vias do Céu’. Na linha 2, em Brigadeiro, pode-se ver o painéis ‘Desaceleração’ e ‘Cores e Formas’ de Fernando Lemos e Cícero Dias, respectivamente.

Na linha 3, a pintura ‘Movimento’, de Claúdio Tozzi, e a escultura ‘A Roda’, de Emanoel Araújo, podem ser apreciadas pelos usuários da estação Barra Funda.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A