Lazer: Confira a programação cultural para esta semana

Eventos são promovidos pela Secretaria da Cultura do Estado

seg, 13/01/2003 - 17h41 | Do Portal do Governo

Pinacoteca inaugura Exposição do Pintor Albert Eckhout

A Pinacoteca do Estado inaugura nesta terça-feira, dia 14, a exposição internacional do pintor Albert Eckhout, com imagens do Brasil Colonial. As obras mais esperadas são 24 telas do holandês Eckhout. No século XVII, ele visitou o Brasil a pedido do Conde Maurício de Nassau, que governou o país de janeiro de 1637 a maio de 1644. Sua missão era retratar a natureza, os tipos étnicos e os produtos brasileiros. A exposição ocupará sete salas. Cinco delas receberão as telas, outra explicará o período do Brasil Holandês, com mapas e publicações da época, e outra será usada para discutir sobre o tema. Também serão organizadas palestras sobre o tema ‘Brasil Holandês’, programadas para acontecer sempre às quintas-feiras, às 19 horas. Nomes como Elly de Vries, Ana Beluzzo e Pedro Puntone são alguns dos palestrantes confirmados.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz
Telefone (11) 229-9844

‘Encontro de Carros Antigos’ comemora O Dia do Fusca

A Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Automóveis Antigos, promove, no domingo (19) o tradicional ‘Encontro de Carros Antigos’, na Praça Júlio Prestes, na Luz. Esta edição especial irá comemorar o Dia do Fusca. O evento costuma reunir cerca de 300 raridades de colecionadores particulares, além de estandes de comercialização de peças usadas, miniaturas de carros antigos e apresentação de banda musical com repertório dos anos 50 e 60.

Domingo, dia 19 das 8 às 15 horas
Encontro de Carros Antigos
Praça Júlio Prestes, s/nº – Luz
Gratuito

Videoteca do Memorial Apresenta Mostra ‘São Paulo no Cinema’

A Videoteca do Memorial da América Latina apresenta este mês a mostra ‘São Paulo no Cinema’, com exibição de filmes que têm como cenário a cidade de São Paulo. As sessões são realizadas de segunda a sexta-feira, às 10, 12 e 15 horas.

Memorial da América Latina
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664
Telefone: (11) 3823-4600

Sessões: segunda a sexta, às 10, 12 e 15h
Entrada franca

Museu de Artes Gráficas do Brasil

O Museu de Artes Gráficas possui almplo acervo de Cartuns, charges e caricaturas. Instalado em duas galerias do Arquivo do Estado, o Museu das Artes Gráficas do Brasil reúne um acervo de 10 mil originais de cartuns, charges, caricaturas e histórias em quadrinhos. São peças de aproximadamente 80 artistas que retrataram o Brasil durante mais de 165 anos, além de exemplares da arte gráfica contemporânea. Na parte histórica, há caricaturas do pintor do período imperial Araújo Porto Alegre, um dos precursores das artes gráficas no Brasil, bem como trabalhos de Ângelo Agostini, criador do personagem Nhô Quim. Entre os atuais, desenhos de Millôr Fernandes, Lan, Henfil, Angeli, Chico e Paulo Caruso. Inicialmente, o público poderá visitar duas exposições inéditas, até o dia 31 de janeiro. A primeira, sobre o trabalho do cartunista Laerte, mostrando os trabalhos mais recentes até uma coleção particular, muito antes dele imaginar que um dia seria famoso. Há até desenhos de infância, feitos em papel de pão. A segunda exposição apresenta um trabalho de cada artista do acervo.

Para o ano que vem será criado o Hall da Fama, onde semanalmente um artista gráfico se apresentará contando sua carreira. Serão inaugurados também uma biblioteca com 12 mil publicações, um espaço para cursos profissionalizantes, arquivo digitalizado de imagens, um festival de documentários que retrata vida e obra dos artistas, além de publicações de revistas informativas, livros e catálogos.

Museu das Artes Gráficas do Brasil (Arquivo do Estado)
Rua Voluntários da Pátria, 596, Santana
Telefone: 6221-4785 ramal 254
De segunda a sexta, das 9 às 16 horas
Gratuito