Lançamento: IPT produz CD-ROM sobre madeiras para construção e móveis

Catálogo de madeiras brasileiras permite identificar suas propriedades e aplicações

qua, 31/07/2002 - 12h16 | Do Portal do Governo

A Divisão de Produtos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) elaborou o CD-ROM intitulado ‘Madeiras para Móveis e Construção Civil’. Trata-se de ferramenta de grande utilidade dirigida ao mercado madeireiro, aos profissionais da construção civil, projetistas, designers e fabricantes de móveis que precisam conhecer as propriedades da matéria-prima que utilizam no dia-a-dia. O trabalho foi coordenado pelo pesquisador Geraldo Zenid, reunindo informações que englobam aspectos técnicos e ambientais.

Uma das preocupações que norteou a equipe do IPT foi a diversidade das florestas tropicais brasileiras, que acaba provocando algum ‘ruído’ na comercialização de madeiras. Identifica-se uma grande variedade de espécies com propriedades mecânicas, densidades e cores diferentes. Segundo os pesquisadores, modismos acabam estimulando uma exploração exagerada de determinadas espécies, em detrimento de outras menos conhecidas mas potencialmente aptas.

Em linguagem acessível, o CD-ROM apresenta aspectos ambientais da exploração de florestas, estrutura anatômica de madeiras, organismos deterioradores, tratamentos preservativos e principais produtos industrializados, entre outros itens.

Existem no País – segundo a equipe do IPT – cerca de 250 espécies de madeira em uso comercial, algumas nativas, outras introduzidas. O estudo realizado contemplou as 50 espécies mais comercializadas no Estado de São Paulo, sendo 47 nativas e três de reflorestamento. Apresentam-se detalhadamente suas propriedades e principais aplicações comerciais. ‘O principal objetivo do estudo é trazer, para a cadeia produtiva de móveis e da construção civil, informações técnicas sobre essas espécies’, diz Zenid.

Para mais informações sobre a aquisição do CD-ROM ‘Madeiras para Móveis e Construção Civil’, entre em contato com a livraria do IPT pelo telefone (11) 3767 4228 ou no site www.ipt.br/servicos/publicacoes