Lançamento do SAI Metropolitano garantirá distribuição de produtos agrícolas na capital paulista

Convênio será assinado nesta terça-feira, dia 20

seg, 19/08/2002 - 20h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Federação de Agricultura do Estado de São Paulo e SEBRAE Nacional nesta terça-feira, dia 20, às 15h, na sede da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo (Av. Miguel Stefano, 3.900), convênio para lançamento do SAI Metropolitano. O objetivo do programa é promover o escoamento da produção agrícola do interior do Estado junto ao maior mercado consumidor do País, o da capital paulista.

Presença de José Luiz Ricca, diretor-superintendente do SEBRAE-SP, do presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Fábio de Salles Meirelles, e do secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Lourival Carmo Mônaco

O SAI Metropolitano, um programa desenvolvido e implantado numa parceria entre SEBRAE-SP, Sebrae Nacional e Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem como objetivo criar estruturas de comercialização dos produtos do interior para a região metropolitana do Estado com o menor número de intermediários.

O que é produzido no interior vai chegar aos estabelecimentos do comércio varejista de alimentos da região metropolitana de São Paulo (principal mercado consumidor de alimentos do País, com 18 milhões de pessoas) a preços mais baixos, com maior qualidade e mais adequado às exigências do consumidor final.

O programa vai fornecer assessoria gerencial, tecnológica e administrativa aos produtores agropecuários e empreendedores dos outros elos da cadeia que participarem do projeto, inclusive os localizados na própria região metropolitana.

A expectativa é que sejam criadas 3 centrais de comercialização regionais, além de atendimento e capacitação de empresários rurais, desenvolvimento de 36 planos de ação, atendimento a 720 produtores/mês, qualificação dos produtores com o Qualidade Total Rural e realização de 80 projetos de capacitação rural.