Juventude: Secretaria promove Jogos Abertos do Interior

Botucatu irá sediar a 69ª edição de um dos maiores eventos esportivos da Capital

qui, 06/10/2005 - 19h43 | Do Portal do Governo

Começa neste sábado, dia 8, a 69ª edição dos Jogos Abertos do Interior na Cidade de Botucatu, interior de São Paulo, realizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, através de sua Coordenadoria de Esportes.

Este ano, a SEJEL preparou várias novidades para atletas e Municípios participantes. Uma delas foi a parceria que a SEJEL firmou com a Associação Brasileira de Estudo e Combate ao Dopping, que realizará exames anti-dopping durante todo o período dos Jogos. A equipe do Dr. Alexandre Pagnani, presidente da Associação, estará presente em Botucatu, não apenas
para realizar os testes que, nos casos positivos, resultarão em sanções aos atletas, mas também farão um trabalho preventivo e de conscientização com os jovens, aumentando assim a credibilidade dos jogos.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 9 de outubro, domingo, e contará com a presença do Secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael. Cerca de 10 mil atletas de 190 municípios participarão das competições que acontecerão entre os dias 10 e 20 de outubro. No total, 23 modalidades esportivas estarão em disputa. A programação com a tabela dos jogos já está disponível no site da secretaria.

Outra novidade que já está causando alvoroço desde o Congresso Técnico foi o lançamento de uma gincana para resgatar a história da maior competição multi-esportiva do país. Os municípios participantes deverão enviar fotos, documentos, reportagens, uniformes, filmes, relatos, entre outros, sobre as edições do JAI, que servirão para a criação do Museu Itinerante dos Jogos Abertos, com sede construída no Conjunto Desportivo Baby Barioni, em São Paulo. Os participantes têm até às 16h do dia 15 de outubro para entregar o material.

O resultado será divulgado no dia 16 de outubro e a cidade vencedora, além de receber um troféu, ganhará kits de material esportivo fornecido pelo Projeto Pintando a Liberdade, da SEJEL e será o primeiro local a receber a exposição itinerante.

Neste mesmo dia acontecerá a escolha da sede dos próximos jogos em 2007. As cidades de Praia Grande, Guarujá, Jundiaí, São Carlos, Sertãozinho e São José do Rio Preto estão na disputa. Para a campanha, Praia Grande montou em Botucatu uma ‘Casa de Praia’, localizada na Rua Costa Leite, 1277, Centro. A intenção é receber, durante o período do JAI, atletas, técnicos, dirigentes e organizadores dos jogos para mostrar a estrutura esportiva da cidade para a realização dos jogos em 2007.

No último dia das competições, quem estiver acompanhando os Jogos Abertos do Interior poderão assistir a uma exibição de luta de Boxe Feminino. Serão 12 lutas com atletas de diversas modalidades, que acontecerão na Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (La Sale), que fica na Praça Dom Luis Maria de Santana, 272, mesmo local onde as disputas do Boxe Masculino também serão realizadas entre onze categorias oficiais.