Juventude: Secretaria lança Projeto Navegar/Navega São Paulo

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 17

seg, 15/03/2004 - 15h42 | Do Portal do Governo

O secretário Lars Grael, da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo e o ministro Agnelo Queiroz, do Ministério do Esporte, anunciam a inauguração do Projeto Navegar/Navega São Paulo, no município de Presidente Epitácio, nesta quarta-feira, dia 17.

Trata-se de uma ação conjunta entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal para implementação de um núcleo do Projeto Navegar, agora em nova fase Estadual denominada Navega São Paulo, uma ação social que oferece aos jovens de 12 a 15 anos, da rede pública estadual e municipal, aulas de remo, vela e canoagem, além de noções de Cidadania, meio ambiente e primeiros socorros.

O Projeto tem a parceria da Marinha do Brasil que, além de capacitar os monitores do projeto, fornecerá carteira de habilitação de ‘veleiro amador’ para os alunos do Navegar.

O Projeto disponibilizará 10 veleiros tipo ‘optmist’, 10 k1 escola (canoagem), 10 Canoe (remo), além de duas embarcações infláveis com motor de popa 15 hp, computador, tv e vídeo.

A inauguração será às 15 horas na base do projeto na Estrada Epitácio – Campinal KM 1.

A geração de 11 empregos diretos (coordenadores, monitores, etc.) que foram capacitados nas três modalidades oferecidas, e o intercâmbio constante entre os núcleos do Estado, proporciona a todos os integrantes (alunos e monitores) as condições técnicas ideais para a participação em regatas e competições esportivas, sendo um dos diferenciais dessa nova fase.

Sem terra

Participarão como alunos as crianças dos assentamentos agrários da região, conhecida pelas constantes tensões dos movimentos ‘sem terra’ e fazendeiros do pontal.

Na primeira fase do projeto participarão as crianças dos assentamentos ‘Lagoinha’ e ‘Porto Velho’ estendendo o atendimento para os demais assentamentos nas próximas turmas.

O Projeto Navegar/Navega São Paulo será uma oportunidade para as crianças do campo receberem capacitação em esportes náuticos e terem contato com uma nova atividade profissional, ligada ao turismo náutico da região.