Juventude: Projeto Navega São Paulo ensina esportes náuticos a estudantes de São Vicente

400 alunos de escolas públicas aprenderão gratuitamente a prática de vela, remo e canoagem

qui, 06/01/2005 - 12h19 | Do Portal do Governo

O Projeto Navega São Paulo será instituído em futuro núcleo de esportes aquáticos de São Vicente, nas proximidades do Canal dos Barreiros. O quinto posto do projeto ensinará, gratuitamente, a prática de esportes náuticos nas modalidades vela, remo e canoagem para crianças e adolescentes de escolas públicas. A proposta é, além de levar educação e saúde às crianças, permitir a revelação de novos talentos. A expectativa é atender aproximadamente 400 jovens com idades entre 12 e 17 anos.

No local, serão desenvolvidas várias atividades que vão desde práticas esportivas até a produção de canoas com fibra de bananeiras. A previsão é que comece a funcionar no segundo bimestre. Os próximos núcleos serão em Cubatão, ensino de canoagem e remo, e em Piracicaba, com aulas de canoagem. Outros quatro núcleos estão em funcionamento nas cidades de Praia Grande, Presidente Epitácio, São Bernardo do Campo e Santos.

“A escolha de São Vicente para abrigar o quinto núcleo do Projeto Navega São Paulo se deve à solicitação da população local, às condições técnicas favoráveis ao programa e à estrutura da prefeitura que está apta a receber atividades náuticas”, explica o coordenador do Navega São Paulo, José Rubens Domingues Filho.

Reforma e material esportivo – Localizado num terreno de 1.150 metros quadrados, na Avenida das Nações Unidas, 1.701, o núcleo deverá contar, ainda, com rampa e depósito para embarcações, quadras de vôlei de praia, sala para aulas de computação, hortas e educação ambiental.

Toda a infra-estrutura necessária para abrigar o programa está sendo construída pela prefeitura em terreno de uma antiga fábrica. O custo estimado para montagem está em torno de R$ 100 mil. Esse valor será usado para reformar a antiga fábrica de sardinhas em conserva, que está abandonada.

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, o velejador Lars Grael, disse que apoiará as atividades náuticas de São Sebastião, que surgiu de trabalhos voluntários. O Navega São Paulo investirá R$ 100 mil dos cofres do Estado para aquisição de materiais esportivos, barcos, remos, coletes salva-vidas e computadores. Além do Navega São Paulo, o núcleo vicentino também tem apoio do Programa Nacional Canoa Brasil.

O Navega São Paulo é o braço paulista do Projeto Navegar, idealizado pelos iatistas Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira, em Niterói. Foi colocado em prática em 1999, por Grael, quando esteve no comando da Secretaria Nacional de Esportes, do Ministério dos Esportes do governo federal.

Da Agência Imprensa Oficial
Por Claudeci Martins

(LRK)