Juventude: Projeto Guri terá 29 novos pólos culturais

Serão mais de 5 mil vagas de cursos gratuitos destinados a crianças e jovens carentes

sex, 13/12/2002 - 12h10 | Do Portal do Governo

São Paulo terá mais 29 pólos culturais do Projeto Guri. Pela parceria firmada nesta semana entre a Secretaria Estadual da Cultura, a Sociedade Amigos do Projeto Guri, prefeituras e entidades filantrópicas, serão implantados 24 novos pólos no Interior e 5 na capital.

Com isso serão criadas 5800 vagas para cursos musicais gratuitos de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, entre outros, para crianças e jovens com idade entre 8 a 18 anos. Os instrumentos serão entregues no início do ano que vem e as atividades devem começar já no mês de fevereiro.

Projeto Guri

Criado pela Secretaria de Estado da Cultura em 1995, na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, o Projeto Guri começou com apenas 180 crianças. Em junho de 2000, recebeu o Prêmio Multicultural Estadão. Em fevereiro de 2001, foi escolhido pelo Ministério da Educação para representar as crianças brasileiras na sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

Atualmente, o Projeto Guri conta com 78 pólos distribuídos em todo o Estado de São Paulo. Cerca de 17 mil crianças e adolescentes, atendidas pelo projeto passam a ter um novo horizonte de perspectivas sociais por intermédio do aprendizado coletivo de instrumentos de cordas, sopros além da formação de Orquestras-Escolas, Corais Infantis, Conjuntos de Violões e outros agrupamentos instrumentais.

Novos pólos

Os novos pólos serão implantados nas cidades de Lorena, Ibiúna, Nipoã, Cosmorama, Nova Granada, Votuporanga, Atibaia, Serra Negra, Itu, Piracaia, São Carlos, Santa Cruz do Rio Pardo, Guaraçaí, Casa Branca, São José do Rio Pardo, Cajuru, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Registro, Itanhaém, Peruíbe, Monguagá e Praia Grande.

Na Capital serão implantados cinco pólos nas entidades Pró Melhoramentos da Vila Prél, Casa do Cristo Redentor, Associação Vida Nova, Graac- Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer e Unibes – que trabalha com portadores de síndrome de down.

A.R.