Juventude: Projeto Ação Escolar do Metrô atende a 7,6 mil alunos em 2003 e bate recorde

Projeto consiste em visitas monitoradas a espaços do Metrô, como o Centro de Controle Operacional estações e trens

seg, 12/01/2004 - 16h18 | Do Portal do Governo

Qual criança nunca desejou andar na cabine de um trem do Metrô? Ou, então, ver de perto como se controla a movimentação dos trens?

Satisfazer a curiosidade do público infanto-juvenil sobre o funcionamento desse sistema de transporte e preparar o futuro usuário para a sua correta utilização são algumas das finalidades do Projeto Ação Escolar, desenvolvido pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. Desde a sua criação, em 1993, o programa já atendeu 147 mil alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular, incluindo escolas para portadores de necessidades especiais.

O projeto consiste em visitas monitoradas a espaços do Metrô, como o Centro de Controle Operacional (CCO), estações e trens. Durante o ano de 2003, foram realizadas 7.647 visitas monitoradas, número 32% superior ao de 2002, com 5.782 visitas.

A programação tem início na Rua Vergueiro, 1.200, onde fica o CCO. Lá, os alunos assistem à exibição de vídeos institucionais, palestras e recebem materiais sobre o Metrô e a cidade de São Paulo. O grupo também tem acesso ao showroom da Sala de Controle Centralizado, da qual é possível ver como é feito o controle da movimentação dos trens.

Depois, é a vez de visitarem as estações. Embarcam no trem, acompanhados por monitores, e conhecem obras de arte, visitam exposições e recebem explicações sobre o funcionamento de equipamentos, como o terceiro trilho (responsável pela condução de energia aos trens), a alça ou botão de emergência (para abertura da porta do trem em caso de emergência) e o Sistema de Prevenção de Acidentes na Plataforma (SPAP).

A didática utillizada esclarece conceitos de cidadania aos alunos, chamando a atenção sobre a responsabilidade de cada um na conservação do patrimônio público e na expansão desse sistema de transporte rápido, seguro, não-poluente e que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

As visitas duram, aproximadamente, três horas e são bastante dinâmicas e interativas, alternando conteúdo pedagógico com atividades lúdicas. O público-alvo é da faixa etária de 6 a 16 anos, e as escolas são atendidas às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários: das 9 à 1h30 e das 14 às 16h30.

Quando o Metrô cria novas linhas ou trechos, o Ação Escolar visita escolas localizadas nessas áreas, como aconteceu em 2002, antes da Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) entrar em operação.

Nessas situações, o Metrô organiza programas de apresentação e treinamento do novo usuário, permitindo o uso correto do novo transporte, sua conservação e valorização. Escolas interessadas em participar do projeto devem encaminhar carta ou ofício para o Departamento de Marketing e Comunicação do Metrô, ou e-mail para rpeventos@metrosp.com.br.

Da Agência Imprensa Oficial
C.A.