Juventude: Programa da Febem já tem 264 adolescentes em treinamento

Parceria com Fundação Bradesco e Centro de Tecnologia Paula Souza prepara internos da Febem para trabalhar na rede pública

sex, 30/05/2003 - 16h05 | Do Portal do Governo

O Programa Amanhecer já está profissionalizando 264 internos de 22 unidades da Febem para trabalhar na rede de ensino público. Os jovens internos em complexos como Raposo Tavares, Tatuapé, Franco da Rocha e Brás, e de unidades isoladas como Vila Maria III, Fazenda do Carmo, Encosta Norte, Vila Conceição, Itaquaquecetuba, Pirituba e Internato Feminino da Mooca, selecionados pelos critérios de idade, escolaridade, vocação e habilidade de expressão, estão sendo capacitados para as funções de monitores de informática e atendentes de biblioteca, numa parceria entre a Febem, Fundação Bradesco e Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

O propósito do programa é formar até dois mil adolescentes que, de outra forma, não teriam qualquer perspectiva de empregabilidade. As turmas terão cursos de quatro meses de duração.

A Fundação Bradesco começou a capacitar as primeiras turmas de monitores de informática em 14 de abril. Estes alunos devem concluir o curso na segunda quinzena de agosto. Cada adolescente da Febem que terminar o treinamento e que seja aprovado na avaliação final receberá o certificado da Fundação Bradesco e a carteira profissional assinada pela Secretaria de Educação. Será assegurado emprego a esses jovens na rede pública de ensino pelo prazo mínimo de um ano.

Atendentes de biblioteca

O outro parceiro envolvido com o programa, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, iniciou a capacitação dos adolescentes como auxiliares de biblioteca no dia 13 de maio. Três unidades do Complexo Tatuapé, além da Escola Profissionalizante Marina Vieira de Carvalho Mesquita, localizada no mesmo complexo, já estão atendendo 40 internos. A duração do curso é também de quatro meses, com 180 horas/aula (132 horas de aulas teóricas e 48 de práticas), de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Os adolescentes têm quatro disciplinas na grade do curso: cidadania organizacional, banco de dados ciclo organizacional e gestão de acervos.

Novas turmas estarão sendo iniciadas nos próximos meses. A intenção da Febem é que o programa atinja todas as 68 unidades do Estado, assim oferecendo oportunidade para que os adolescentes desinternados, com uma qualificação profissional, possam ser reinseridos no mercado de trabalho.