Juventude: Parceria entre Governo e Sebrae irá capacitar jovens

Objetivo é profissionalizar menores da Febem

qua, 30/10/2002 - 18h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer acaba de formalizar parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – Sebrae. A iniciativa está voltada à disseminação da cultura empreendedora para a juventude do Estado de São Paulo por meio de três convênios que capacitarão os adolescentes para o trabalho autônomo.

De acordo com Luciana Temer Castelo Branco, secretária da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, ‘essa parceria vêm responder a questão social de como tirar esses jovens de uma situação de risco e proporcionar-lhes um caminho diferente’.

As atividades programadas fazem parte da proposta inicial, que contempla três convênios em que os jovens são especialmente beneficiados. O primeiro se aplica diretamente com a Febem. Os menores em liberdade assistida e parte dos internos farão cursos de profissionalização.

A ação objetiva fornecer orientações necessárias para que eles possam se aprimorar e futuramente abrir seus próprios negócios. Esses cursos, já aplicados pelo Sebrae, como Aprender a Empreender -Telessala e Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, estão sendo adaptados para a realidade dos jovens que serão atendidos.

O segundo convênio será dirigido à área de esportes, com a oferta de cursos para a formação de liderança e empreendedores no ramo. A intenção é criar uma articulação empreendedora capaz de melhorar a estrutura das cidades do interior.

Dessa forma, os centros que recebem competições terão um salto de qualidade e otimização nos setores de comércio e serviços. Além disso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas atuará com a equipe de planejamento estratégico da Secretaria da Juventude, na tentativa de ampliar o número de quadras no interior e continuar investindo em atletas que vêm se destacando nos jogos.

O terceiro convênio está voltado exclusivamente ao projeto do Parque da Juventude, a ser implantado onde funcionava o Complexo Penitenciário do Carandiru. O setor institucional do parque será composto por quatro grandes áreas: Centro Cultural, Centro de Excelência em Terceiro Setor, Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital e Centro de Formação Profissional – Fatec.

No Centro de Formação Profissional serão oferecidos cursos gratuitos de formação profissional, nível básico, técnico e tecnológico, nas áreas de saúde, meio ambiente, gestão, comércio e informática. A iniciativa inclui aproximadamente 5000 alunos em setores com grandes perspectivas de empregabilidade.

O Centro de Inclusão Digital e o Centro de Excelência em Terceiro Setor, do Parque da Juventude, também serão beneficiados pelos programas de Empreendimento e de Formação de Lideranças, desenvolvidos neste convênio. O interesse da parceria é beneficiar e profissionalizar o jovem carente do Estado de São Paulo.

Um dos convênios visa profissionalizar os menores infratores da Febem, com orientações para que abram seus próprios negócios, no sentido de se evitar possíveis reincidências.