Juventude: Parceria entre a Secretaria da Juventude e Sebrae beneficia jovens do Estado

Série de atividades serão desenvolvidas em três grandes convênios nas áreas social, esportiva e institucional

seg, 28/10/2002 - 16h25 | Do Portal do Governo

No dia 30 de outubro, às 9 horas, será realizado o evento de abertura da parceria entre a Secretaria da Juventude e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – Sebrae, em São Paulo.

A iniciativa visa a disseminação da cultura empreendedora e conceitos de gestão empresarial para diferentes segmentos da juventude de todo o Estado de São Paulo. Para tanto serão realizados cursos, seminários, pesquisas, intercâmbio de experiências, suporte para ações regionais, informações e a prestação de serviços. A ação marca o início de um programa com vigência de dois anos, podendo ser prorrogado por até cinco anos.

As atividades que estão programadas fazem parte da proposta inicial, que contempla três convênios em que os jovens são especialmente beneficiados. O primeiro se aplica diretamente com a Febem. Os menores em liberdade assistida e parte dos internos farão cursos de profissionalização. A ação objetiva fornecer orientações necessárias para que eles possam se aprimorar e futuramente abrir seus próprios negócios.

O segundo convênio será dirigido à área de esportes, com a oferta de cursos para a formação de liderança e empreendedores no ramo. A intenção é criar uma articulação empreendedora capaz de melhorar a estrutura das cidades do interior. Dessa forma, os centros que recebem competições terão um salto de qualidade e otimização nos setores de comércio e serviços.

Além disso, o Sebrae atuará com a equipe de planejamento estratégico da Secretaria da Juventude, na tentativa de ampliar o número de quadras no interior e continuar investindo em atletas que vêm se destacando nos jogos.

O terceiro convênio está voltado exclusivamente ao projeto do Parque da Juventude, a ser implantado onde funcionava o Complexo Penitenciário do Carandiru. O Setor Institucional do Parque será composto por quatro grandes áreas: Centro Cultural, Centro de Excelência em Terceiro Setor, Centro de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital e Centro de Formação Profissional – Fatec.

No Centro de Formação Profissional serão oferecidos cursos gratuitos de formação profissional, nível básico, técnico e tecnológico, nas áreas de saúde, meio ambiente, gestão, comércio e informática. A iniciativa inclui aproximadamente 5 mil alunos em setores com grandes perspectivas de empregabilidade. O Centro de Inclusão Digital e o Centro de Excelência em Terceiro Setor, do Parque da Juventude, também serão altamente beneficiados pelos programas de Empreendimento e de Formação de Lideranças, desenvolvidos neste convênio. O interesse da parceria é beneficiar e profissionalizar o jovem carente do Estado de São Paulo.

Data: Quarta-feira, 30 de outubro de 2002
Horário: 9 horas
Local: Sebrae – Rua Vergueiro, 1117 – Vergueiro