Juventude: Navega São Paulo inaugura o núcleo de Cubatão

Será nesta terça-feira, dia 17, às 12 horas, na Raia Olímpica, Jardim Casqueiro

seg, 16/05/2005 - 11h56 | Do Portal do Governo

O Programa Navega São Paulo chega a Cubatão. Nesta terça-feira, dia 17, o secretário estadual da Juventude Esportes e Lazer, Lars Grael, inaugura, às 12 horas, no Jardim Casqueiro, o núcleo do Navega São Paulo de Cubatão.

A unidade terá capacidade para atender 200 jovens por semestre nas modalidades de remo, vela e canoagem, além de oferecer noções de cidadania e preservação ambiental.

Para a implantação do núcleo Cubatão, o Estado repassou 27 embarcações entre veleiros, caiaques, barcos a remo e embarcações de apoio. Além de verbas para o pagamento de professores, combustíveis e demais implementos.

Implantado há quatro anos, o Programa Navega São Paulo foi idealizado pelo secretário Lars Grael, iatista que foi campeão mundial e sul-americano e trouxe medalhas olímpicas para o Brasil. Além de promover a inclusão social dos jovens, o programa incentiva a difusão dos esportes náuticos e possibilita a formação de novos atletas.

O programa conta com outros quatro núcleos: Presidente Epitácio, Praia Grande, São Bernardo do Campo e Santos. Mais dois estão em fase de instalação, nos municípios de São Vicente e Piracicaba.

Cada núcleo tem capacidade para receber cerca de 160 jovens, todos estudantes de escolas da rede pública. No ano passado, o programa atendeu 1.189 jovens. Em 2005, deve atingir 5.200 adolescentes.

O Navega São Paulo é implantado em parceria com as Prefeituras em locais próximos a margem de rio, lago, mar ou represa, desde que o espaço tenha condições de receber as três modalidades.

As embarcações para a prática dos esportes são cedidas pelo Governo do Estado, além do material permanente, como os coletes salva-vidas dos jovens e os botes motorizados usados pelos professores para acompanhar os alunos nos exercícios dentro da água, e os recursos para manutenção dos equipamentos.

Já a seleção de escolas que poderão enviar alunos para o programa, o transporte e lanche dos jovens ficam a critério da Prefeitura, que também é responsável pelo galpão para guardar as embarcações.
O Navega São Paulo também gera emprego, já que cada núcleo conta com um coordenador geral, um supervisor, três instrutores, quatro monitores, um secretário e um marinheiro.

Data: Terça-feira, dia 17 de maio de 2005
Horário: 12 horas
Local: Raia Olímpica, Jardim Casqueiro, Cubatão

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Juventude Esportes e Lazer

C.C.