Juventude: McDonald´s amplia parceria com a Febem e contrata jovens para suas lojas

Na segunda etapa, mais de 18 vagas estarão disponíveis para Campinas, Franca e Sertãozinho

ter, 14/10/2003 - 19h07 | Do Portal do Governo

Adolescentes de Campinas, Franca e Sertãozinho que passaram pela Febem vão ter oportunidade de receber capacitação e ter o primeiro emprego nas lojas do McDonald´s.

É mais uma etapa da parceria entre Febem e McDonald´s, que teve o projeto piloto implantado no município de Ribeirão Preto.

Alguns critérios foram definidos pela Rede McDonald’s para admissão dos jovens da Febem em suas lojas: idade entre 16 e 22 anos, segundo grau completo, estrutura familiar adequada e bons relatórios de desempenho nas atividades pedagógicas da Febem. A partir desses critérios, os adolescentes serão selecionados.

Caberá ao gerente da loja McDonald’s, depois de entrevistar os candidatos, selecionar os que efetivamente iniciarão treinamento para contratação.

Treinamento

Os adolescentes passarão por um treinamento de atendente validado pelo Senac após seis meses.

Nesse meio tempo, estarão já contratados com registro pela CLT, remunerados à razão de R$ 1,48 por hora, o que totaliza aproximadamente R$ 250,00 mensais. Outros benefícios previstos são vale-transporte, vale-refeição, porcentagem em participação dos resultados, seguro de vida, uniforme, plano de carreira e ? depois dos seis meses de treinamento – assistência médica e odontológica.

Para que permaneçam participando do programa, todos os jovens selecionados terão acompanhamento de um conselho orientador que verificará regularmente sua adaptação e desempenho.

Será avaliada a situação do jovem em três setores: escola, trabalho e vida familiar.

O conselho orientador será composto da seguinte forma: membro da unidade de internação, membro do posto de liberdade assistida, membro do posto de semiliberdade, membro do McDonald’s, membro da escola, membro do judiciário, membro da família, membro da comunidade.

Os jovens selecionados para contratação pela Rede McDonald’s e que estejam cumprindo medida socioeducativa terão pedidos de progressão para medida em meio aberto (liberdade assistida ou semiliberdade) encaminhados ao Juizado da Infância e da Juventude.

Com o apoio dos juízes e promotores, a Febem estará estimulando a empregabilidade e ressocialização, e ao mesmo tempo contribuindo para diminuir o número de adolescentes internados. Atuando em um emprego digno e agradável, em meio a outros adolescentes, e com acompanhamento adequado, terão todas as possibilidades de assumirem a sua parcela de responsabilidade cidadã para com os outros e para consigo mesmos.

No anúncio das novas vagas do projeto estarão presentes o vice-presidente do McDonald´s, Fernando Negrão, o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, e o secretário adjunto da Educação.

Fabio Saba da assessoria da Febem
C.A.