Juventude: Lars Grael cita a possibilidade da criação de fórum para gestores de recreação

Afirmação foi feita durante o I Encontro de Gestores Públicos de Recreação e Lazer, no Sesc Santo André

qui, 20/11/2003 - 19h43 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 20, foi realizado o I Encontro de Gestores Públicos de Recreação e Lazer, no Sesc Santo André. O evento teve como objetivo apresentar e discutir temas sobre a implementação de políticas públicas efetivas para o lazer, trabalho e suas relações com a cidadania. Professores e gestores de oito estados brasileiros estavam atentos as questões abordadas.

Entre elas, a levantada pelo coordenador do XV Enarel, o professor Antônio Carlos Bramante, ‘devemos levantar as dificuldades e potencialidades para debatermos o tema’ e sugeriu a continuação do debate on line por grupos já formados no XIV Enarel.

Para o secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael, ‘a secretaria de Estado tem um papel regulador e financiador, que é importante no fomento e apoio ao lazer e recreação mesmo com a união do esporte’. Grael disse ainda que a municipalização do lazer sempre foi maior em função de seu aspecto sub-regional. O secretário sugeriu ao coordenador do Encontro, o professor Antônio Carlos Bramante, e ao secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer, Lino Castellani Filho, a criação de um Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Lazer e Recreação, assim como o Fórum Nacional de Gestores e Secretários Estaduais de Esporte, do qual Grael preside.

O secretário Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer, Lino Castellani Filho, citou que ‘devemos tratar as políticas públicas de lazer através dos Estados nas três estâncias do Governo: Municipal, Estadual e Federal.

E pensarmos em mecanismos de controle de ações sociais que ainda não existem, por viabilizarmos a participação popular e a democratização das ações do Governo.’ Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Município de Santo André, Acylino Belissomi, ‘é fundamental a criação de uma legislação unificadora destinada a essa área de recreação e lazer, e também um maior incentivo financeiro, que poderia ser tanto do público como do privado’.

Após o I Encontro foi levantado um debate entre todos os participantes. O XV Enarel (Encontro Nacional de Recreação e Lazer), promovido pelo Sesc, vai até amanhã, dia 22, onde vários temas vão ser abordados como: Legislação pertinente ao lazer, Políticas Públicas de lazer e esporte, Administração e gestão pública do lazer, Planejamento urbano: equipamentos e espaços públicos de lazer, Formação e qualificação de recursos para o lazer, Lazer e inclusão social: atenção aos diferentes segmentos, Lazer e qualidade de vida, Lazer e educação, Lazer e turismo e Bases teóricas do lazer.

Mais informações poderão ser obtidas através do site: www.sesc.org.br

Da Juventude, Esporte e Lazer

M.J.