Juventude: I Festival da Juventude agita Cidade Tiradentes

Durante dois dias a própria comunidade se organiza e promove atividades culturais

sex, 13/12/2002 - 17h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo por meio da Coordenadoria de Programas para a Juventude e em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, realiza neste final de semana, dias 14 e 15, das 10h às 20 horas, o I Festival da Juventude da Cidade Tiradentes, evento que leva o mesmo nome deste bairro da capital.

O festival será realizado ao ar livre e conta com a apresentação de vários grupos musicais e de dança de rua.
No RAP destacam-se os grupos: Fator Ético, Afetados, Clima, Clã N, Pânico Brutal, Sistema Positivo, Criminal D, De Menos Crime e Consciência Humana.

No rock apresentam-se as bandas: Scrdtchy, Prole N e Comboio.

A apresentação também inclui samba e axé com os grupos: Finalidade, Q’Art Moleque, Site do Samba, Além de Nós e Pegada Baiana e ainda forraggae com a banda Os Natos e a apresentação de coral gospel.

Além da parte musical o festival terá encenações de teatro com o Grupo Pueras, Capoeira, exposição de artes plásticas e trabalhos em grafite, com oficina de grafite gratuita e os melhores grafiteiros da região. São esperadas cerca de 2 mil pessoas durante o evento.

A organização do festival está sendo realizada pelos próprios jovens moradores do bairro, que apresentarão nesses dias talentos artísticos da região, expondo a cultura jovem da Cidade Tiradentes. O apoio da Secretaria da Juventude, Esporte e lazer estimula a participação social dos jovens, tanto da capital como em todo o Estado, através de programas voltados para os jovens como o Casa da Juventude.

O I Festival da Juventude da Cidade Tiradentes faz parte do Programa Casa da Juventude, que tem a finalidade de sediar um centro de convivência, lazer e recreação para jovens e adolescentes, gerenciado pela própria comunidade juvenil.

O projeto inclui palestras, debates, cursos e oficinas administradas por esses jovens. Também estão previstas instalações de computadores conectados à Internet, visando a inclusão digital dos utilitários. O objetivo é valorizar o jovem como cidadão participativo na comunidade e incentivar o desenvolvimento de responsabilidades sociais e solidariedade. Está prevista a inauguração de mais uma Casa da Juventude, no bairro de Sapopemba.