Juventude: Febem vai contar com verbas da União para investir no setor de saúde

Atendimento médico dos adolescentes internados passará a ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

seg, 01/08/2005 - 21h35 | Do Portal do Governo

A assinatura de um termo de adesão com o Ministério da Saúde, realizada na última sexta-feira, dia 29, em São Paulo, vai possibilitar à Febem o acréscimo em cerca de um milhão de reais nos investimentos anuais do setor médico da fundação e a inclusão dos adolescentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde da Febem, Maria Eli Bruno, os recursos serão utilizados no desenvolvimento de programas educativos, como saúde bucal, prevenção às drogas, vacinação e na manutenção da estrutura ambulatorial existentes nas uniadades do estado.

Para ela, o fato mais relevante nesta ação será a inclusão dos adolescentes ao Sistema Único de Saúde. ‘Serviços como internação e tratamentos diversos não serão mais pagos pelas prefeituras, nem pelo governo estadual, como até então era feito’, explicou. ‘Essa sempre foi uma reivindicação das lideranças políticas dos municípios que abrigam
unidades da fundação’, completa.

Como contrapartida a liberação dos recursos, o Governo Federal exigiu o comprometimento, por parte do governo paulista, de formular um plano operativo, com a descrição das ações planejadas para a área, que devem ser apresentadas aos conselhos estaduais de saúde e direitos da criança.

No próximo dia 24 de agosto, técnicos do Ministério da Saúde visitarão a presidente da Febem, Berenice Giannella, na sede da Fundação, para fazer uma explanação sobre os benefícios que serão oferecidos por meio dessa parceria.

Assessoria de Comunicação Social da Febem
C.A.