Juventude: Febem terá conselhos gestores

nd

ter, 16/07/2002 - 20h29 | Do Portal do Governo

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) criou conselhos gestores em suas unidades de internação e de semiliberdade. Os CGs serão compostos por funcionários, familiares dos menores e por representantes da comunidade que ajudarão a administrá-los.

A relação das portarias administrativas que constituíram os conselhos está sendo publicada na edição desta quarta-feira, dia 17, do Diário Oficial – Executivo I.

Por intermédio desses conselhos, a comunidade poderá participar e influir no cotidiano da instituição. Atualmente, o número de internos é de 5 mil e há cerca de 400 em semiliberdade. Outros 12 mil estão em liberdade assistida. Os conselhos poderão fazer críticas e apresentar propostas e sugestões. Além de funcionar como agente fiscalizador, poderão ajudar a definir atividades e cursos a serem desenvolvidos nas unidades

Integração

A Febem tem procurado integrar o adolescente na sociedade com projetos nas áreas de esportes e lazer, educação e profissionalização. Hoje, todos os internos estão matriculados na rede formal de ensino. A instituição analisa as aptidões e potencialidades de cada jovem para tentar encaminhá-lo às atividades com as quais mais se identifica.

A Fundação vem desenvolvendo trabalhos em modalidades esportivas como futebol, natação, dança de rua, jogos de mesa, xadrez, tênis, yoga e já existem cursos profissionalizantes de computação, mecânica de automóveis, panificação, artes gráficas, artesanato, corte e costura. Proporciona capacitação técnica aos jovens que também recebem aulas de cidadania, de gestão, de higiene e saúde.

O objetivo é manter o adolescente ocupado – com aquilo que gosta de fazer – do momento em que acorda até a hora de recolher. Além de tirá-lo das ruas, dar orientação a respeito de higiene, roupas e alimentação, a Fundação promove atividades que visam a resgatar a cidadania e reintegrá-lo na família e na sociedade.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial