Justiça: Viveiro de mudas será inaugurado em assentamento de Sumaré

Inauguração será nesta sexta-feira, dia 19

qui, 18/09/2003 - 9h49 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, inaugura, nesta sexta-feira, dia 19, um viveiro de produção de sementes e mudas no assentamento Sumaré 2, em Sumaré, região Leste do Estado. O objetivo do projeto é aliar a geração de renda à conscientização ambiental dos produtores. Implementado em agosto de 1985, o assentamento Sumaré 2, de 179 hectares, conta com 39 famílias.

Com capacidade de produção de 35 mil mudas por ano, o viveiro ficará em uma área comunitária do assentamento e irá produzir espécies vegetais nativas, com ênfase para as plantas aromáticas, para venda e utilização pelos assentados. O viveiro, que custou R$ 7 mil, também pode estimular o turismo rural no assentamento a partir da visita de compradores de mudas.

Obras

Durante a cerimônia de inauguração, serão assinados protocolos de intenções entre o Itesp e a prefeitura de Sumaré para realização de obras que proporcionarão melhoria de qualidade de vida e alternativas de geração de renda para os produtores rurais assentados.

Será feita a perfuração de poço tubular no assentamento Sumaré 1, onde vivem 26 famílias. No Sumaré 2, será construído um centro e uma cozinha comunitários.

Para a perfuração do poço o Itesp repassará R$ 20 mil e a prefeitura ficará responsável pela execução da obra. No caso da construção da cozinha e do centro comunitários, o Itesp encaminhará material de construção, os produtores assentados realizarão as obras e a Prefeitura fornecerá a mão-de-obra especializada.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

(AM)