Justiça: Tráfico internacional de mulheres será discutido em São Paulo

Seminário Internacional será realizado nos dias 6 e 7 de outubro

ter, 23/09/2003 - 17h13 | Do Portal do Governo

O objetivo do evento é elaborar uma política que atue, simultaneamente, no combate e na prevenção a este tipo de crime

Será realizado em São Paulo, nos dias 6 e 7 de outubro, o “I Seminário Internacional de Tráfico de Mulheres”. O evento, uma iniciativa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, juntamente com o Consulado dos Estados Unidos da América, terá como objetivo fomentar o debate para repressão deste tipo de atividade.

O seminário acontece num momento oportuno para a discussão do problema. Nesta terça-feira, dia 23, no discurso de abertura da 58ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente George W. Bush falou sobre a importância da criação de mecanismos supranacionais que impeçam a proliferação do tráfico de seres humanos.

Segundo dados recentes da ONU, o tráfico de pessoas é a terceira atividade mais rentável dentre as praticadas pelo crime organizado. De acordo com a entidade, este crime movimenta de US$ 5 a 7 bilhões por ano, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o de armas.

O secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, considerando a necessidade de elaborar uma política eficiente para aprimorar os mecanismos institucionais de prevenção e combate ao tráfico de seres humanos, criou uma Comissão Especial para organizar um seminário sobre este assunto. Fazem parte da Comissão o Conselho Estadual da Condição Feminina, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Consulado dos Estados Unidos da América do Norte, além das ONGs Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, Comitê Latino-Americano e do Caribe de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem) e Elas por Elas na Política.

As principais vítimas dessa prática são mulheres que emergem da população carente. Elas são atraídas por falsas promessas de um bom emprego no exterior, como modelos, dançarinas e outras atividades, mas acabam encontrando como destino casas de prostituição.

Seminário Internacional Tráfico de Mulheres

Data: 6 e 7 de outubro
Horário: 6 de outubro, das 18h às 20h; 7 de outubro, das 9h às 18h
Local: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – Espaço da Cidadania André Franco Montoro. Páteo do Colégio, 184 – Centro – São Paulo, SP.

Inscrições gratuitas: (0xx11)221-2693, das 9h às 17h, pelo fax (0xx11) 221-0295 ou por e-mail (cecf@condicaofeminina.com.br)

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania