Justiça: Testes de Oftalmologia são novidade do Cidadania Para Todos

Ação registrou 5.720 atendimentos

seg, 07/03/2005 - 18h36 | Do Portal do Governo

Nem mesmo o forte calor de sábado, dia 5, impediu que a dona de casa Eva Neves, 57 anos, comparecesse ao Cidadania Para Todos – projeto mensal organizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – ocorrido entre os dias 3 e 5 de março em Sapopemba, Zona Leste.

Com o objetivo de tirar a carteira de identidade dos filhos Éric, 12 anos, e Tatiana, 17, Eva caminhou por 30 minutos de sua casa até a Escola Estadual Professora Julieta Torlizze Bindo, local do evento. Chegou por volta do meio-dia, visivelmente cansada. Contudo, segundo ela, todo o esforço foi recompensado pela praticidade dos trabalhos oferecidos. “O serviço aqui é muito eficiente”, comemorou.

Se não fosse pelo Cidadania Para Todos, Eva teria que se dirigir até o Poupatempo de Itaquera, o mais próximo de sua casa, que fica a cerca de 45 minutos de ônibus, ou seja, além do tempo da locomoção, ela gastaria com o transporte público. Ao todo, 344 registros civis foram emitidos durante a ação.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, ofereceu em seu estande medição de peso, altura e pressão arterial. Durante todo o sábado, o Ipem-SP realizou 1.750 atendimentos.

A dona de casa Ingrid Vieira, 22 anos, foi uma das pessoas atendidas. Grávida de seis meses, Ingrid caminhava com dificuldade e recebeu atenção especial e constatou saúde em perfeitas condições. Sua pressão está normal e seu peso, 57 kg, está dentro do indicado pelos profissionais da área para pessoas de sua estatura – 1,60m.

Já a aposentada Helena Pedra, 70 anos, vive uma situação oposta. Com 1,54m, seu peso atual é 76kg, 18 quilos acima do ideal. Mesmo sabendo do problema, Helena parece não ter se conscientizado sobre a importância de se prevenir, entrando em uma dieta orientada. “Sei que estou acima do peso, mas não tenho tanta disposição para seguir regimes”, comentou.

A novidade dessa edição do Cidadania Para Todos foi a presença de uma clínica particular de oftalmologia, que realizou cerca 300 testes. O metalúrgico Milton Pereira, 45 anos, confirmou a necessidade de se cuidar, pois sua visão demonstra sinais de cansaço. Ele enxerga muito mal a distância. Após realizar o exame, marcou uma consulta para abril.

Pereira aproveitou a ocasião para fazer a transferência do seu título de eleitor. Até então ele votava na Vila Formosa, agora conseguiu transferir sua zona eleitoral para perto de onde mora, no Jardim Veredas. O metalúrgico conseguiu, ainda, tirar o RG dos dois filhos.

Ao todo, 5.720 pessoas foram atendidas nessa edição do Cidadania Para Todos, 1.220 a mais do que a penúltima, ocorrida entre os dias 17 e 19 de fevereiro na Zona Oeste. O projeto acontecerá novamente nos dias 7, 8 e 9 de abril, na Zona Sul, em local a ser definido.