Justiça: Supermercadistas levam propostas à Secretaria da Justiça

Reunião será nesta segunda-feira, às 15 horas

seg, 29/09/2003 - 12h36 | Do Portal do Governo

Será realizada hoje, a partir das 15 horas, uma reunião entre a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a Fundação Procon-SP e os principais representantes dos supermercadistas, na sede da Secretaria. No último dia 9, eles se comprometeram a apresentar um plano para a redução imediata dos principais problemas que mais lesam os consumidores: diferença de preços entre gôndola e caixa e produtos com prazo de validade vencidos ou sem qualquer indicação do mesmo.

Em levantamento realizado pelo Procon-SP, entre janeiro e agosto deste ano, cerca de 1,83% dos produtos vendidos em supermercados apresentam algum tipo de irregularidade. Dos 134 estabelecimentos visitados pela Fundação, 123 apresentaram algum tipo de irregularidade, ou 91,79%.

Estarão presentes na reunião, na sede da Secretaria (Páteo do Colégio, 148, hall nobre), o deputado Orlando Morandi (PSB-SP), Aprigio Relo (do Wal Mart), Armando Almeida (Carrefour), Márcio Milan (Pão de Açúcar), Carlos Correa e Sussumo Honda (Associação Paulista de Supermercados), Gustavo Marrone (diretor executivo do Procon-SP), Sérgio Giannella (diretor de fiscalização do Procon) e o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes.

Esta será a última oportunidade para que os supermercadistas atendam as exigências do Código de Defesa do Consumidor e da legislação pertinente, antes que medidas mais drásticas possam ser tomadas pelo Procon-SP e pela Secretaria da Justiça (como o fechamento de estabelecimentos). Ao final da reunião, a proposta apresentada pelo setor será divulgada à imprensa.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania