Justiça: Selo Taxímetro Legal do Ipem-SP é garantia de idoneidade do serviço

Iniciativa é uma forma de alertar o usuário de táxi sobre a importância do lacre nos taxímetros

qui, 06/01/2005 - 11h22 | Do Portal do Governo

Desde a última segunda-feira, dia 3, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, está distribuindo para os taxistas de todo o Estado, no momento de sua vistoria anual junto ao Instituto, o selo Taxímetro Legal. A iniciativa é uma forma de alertar o usuário de táxi sobre a importância do lacre nos taxímetros, pois nenhum táxi pode circular, em São Paulo, sem o lacre – garantia de idoneidade do taxímetro.

O selo é feito de um material alaranjado luminoso especialmente produzido para refletir a luz no escuro. Nele é possível ler: Taxímetro Legal tem lacre amarelo numerado, Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O selo é dado gratuitamente aos taxistas na verificação anual do Ipem-SP, obrigatória a todos os que rodam nas praças do Estado. Contudo, é importante lembrar, o selo não é obrigatório. Ou seja, o taxista irá afixá-lo no pára-brisas se quiser. Em São Paulo, circulam 46.260 táxis segundo o último levantamento estatístico do Ipem-SP. Na capital e região metropolitana esse número é de aproximadamente 35 mil.

O Ipem-SP desempenha um trabalho fundamental para a categoria, pois em todo o Estado, por decisão das prefeituras, os taxímetros (tecnicamente medidores de comprimento) têm de passar por uma vistoria metrológica para poderem entrar em funcionamento. A verificação periódica, que acontece uma vez por ano, é fundamental à segurança dos passageiros na hora de pagar as corridas de táxi. Ela evita a adulteração dos aparelhos, como as popularmente conhecidas “turbinas”, sistemas elétricos adaptados aos taxímetros a fim de encarecer o valor das corridas.

Os valores das tarifas cobradas pelos taxistas são determinados pelo município e algumas prefeituras autorizam o serviço de táxis especiais, como na capital, onde há, também, as categorias luxo e especial, cujas tarifas são maiores em relação às praticadas por táxis comuns. Por isso, para evitar aborrecimentos, observe a existência do lacre amarelo no taxímetro, ele foi colocado ali pelos técnicos do Ipem-SP no final das vistorias. Fique atento, ainda, a data de validade escrita no selo do Inmetro, é obrigatória a existência desse selo.

Foi para chamar a atenção dos passageiros de táxis para esses detalhes que o Ipem-SP desenvolveu a idéia do selo Taxímetro Legal, parte de um trabalho educacional mais amplo em diversos setores de atuação do Instituto de Pesos e Medidas.

Dúvidas, informações ou sugestões sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria do Ipem-SP: 0800.13.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer um dos 645 municípios do Estado.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(LRK)