Justiça: Secretário participa de Casamento Comunitário em Ribeirão Preto

Serão realizados 820 casamentos, cerca de 140 por hora, no próximo sábado, dia 17 de maio

ter, 13/05/2003 - 12h01 | Do Portal do Governo

O Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, participará da cerimônia do 1º Casamento Comunitário de Ribeirão Preto, que será realizado no próximo sábado, dia 17 de maio, às 14h, no estacionamento do NovoShopping.

A iniciativa é de fundamental importância para a defesa dos direitos humanos. Segundo Alexandre de Moraes, o casamento civil gratuito é uma oportunidade para muitas famílias regularizarem uma série de situações jurídicas, inclusive em relação aos filhos, e de conseguirem cidadania.

Para legalizar a união de casais carentes, a Organização Não-Governamental Maria Otília Neix, presidida pela vereadora Dárcy Vera, fez uma parceria com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com os três cartórios de registro civil do município e com 47 patrocinadores.

Serão realizados 820 casamentos, cerca de 140 por hora, e a organização tem a intenção de registrar o evento no Guinness Book, o Livro dos Recordes, em dois quesitos: número de casamentos gratuitos em um único dia; e número de casamentos realizados/hora.
Para fazer a homologação no Guinness, foi convidado o recordista mundial Luiz Henrique Nunes, de Bela Vista (MS) e o diretos do Rank Brasil, Luciano Cadari. Foram inscritos 1450 casais, mas não houve tempo hábil para a documentação de todos.

A organização do evento emprestou vestidos às primeiras 80 noivas, cortes de cabelo para os noivos e cabelo e maquiagem para as noivas. A cerimônia contará com um coral cerimonial, valsa para os noivos, show com o Clube da Viola e chuva de pétalas de rosas. Serão oferecidos também: fotos de recordação para os casais, um bolo de 400kg, ônibus para conduzir os noivos, padrinhos e testemunhas que não tiverem condução.

A vereadora teve a iniciativa de realizar a cerimônia comunitária ao saber da união de 300 casais, em São Paulo, no ano passado. Segundo ela, muitas pessoas carentes atendidas pela ONG não são casadas legalmente.

Para este ano, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania está promovendo mais um Casamento Comunitário. A cerimônia será realizada no dia 25 deste mês, no Jardim Ângela, Zona Sul da Capital, e legalizará a união de 200 casais moradores da região. No ano passado, a Secretaria promoveu dois casamentos comunitários na Zona Leste, legalizando a união de 600 casais de 19 comunidades da região.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)